Advertência contra falsos mestres da lei
- Timóteo foi um jovem cristão que era filho espiritual de Paulo. O mesmo acompanhou o apóstolo na segunda e na terceira viagem missionária dele.
- Paulo pediu para Timóteo ordenar a algumas pessoas que parassem de ensinar doutrinas falsas, pessoas essas que não entendem nem o que falam. As discussões inúteis desse pessoal causam controvérsias, ao invés de edificarem a Igreja de Cristo. Paulo menciona que eles estavam dando atenção para mitos e genealogias intermináveis. Ou seja, não devemos ficar discutindo coisas que não vão levar ninguém para lugar nenhum, nem ficarmos falando coisas que não sabemos.
- Paulo corrigia as pessoas com amor, com o coração puro, boa consciência e com uma fé sincera. Não era como os fariseus legalistas que achavam que seriam salvos pelo procedimento deles de acordo com a Lei, porém SÓ Jesus salva. Os cristãos não estão debaixo da Lei. Nós fomos salvos pelo sangue de Jesus, não pela Lei. Esses fariseus não tinham amor pelas pessoas. Gostavam de julgar, de se sentirem superiores aos outros. Não devemos ser assim. Devemos transbordar de amor e corrigir as pessoas EM amor.
- Quem não está em Cristo, logo é condenado. Os procedimentos dos não-salvos são condenados pela Lei. Já os cristãos são transformados pelo Espírito Santo. Não achamos que os pecados que cometemos não têm problemas, como os não-cristãos. A vida de pecado já não nos agrada mais. Porém, não somos perfeitos e pecamos ainda, e quando fazemos isso devemos nos arrepender sempre.
- A Lei é para:
- os transgressores;
-os insubordinados;
- os ímpios;
- os pecadores;
-os profanos;
- os irreverentes;
- os que matam pai e mãe;
-os homicidas;
-os que praticam imoralidade sexual;
- os que tem relacionamentos/relações sexuais homossexuais;
- os sequestradores;
- os mentirosos;
- os que juram falsamente;
- os que se opõem à sã doutrina (à Palavra de Deus);
A graça de Deus concedida a Paulo
Paulo nesta passagem fala da graça que Deus concedeu a ele. Antes de se tornar Cristão falo era blasfemo, perseguidor e insolente. Além disso, ele era ignorante e incrédulo. Porém, o Senhor Jesus o salvou e o tornou o Paulo que conhecemos hoje: Apóstolo do Senhor. Um dos maiores cristãos de todos os tempos.
Paulo dá graças a Jesus por ter dado forças a ele e por ter considerado ele fiel, apesar de tudo que ele fez no passado.
“Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.” 1 Timóteo 1:15
A salvação de Paulo também teve propósito. Através da salvação dele, Jesus poderia demonstrar a grandeza de sua paciência e amor usando ele como exemplo para aqueles que haveriam de crer para vida eterna. A salvação de Paulo foi muito importante.
Jesus também teve muita paciência comigo, ele me esperou por muito tempo para que eu fosse então transformada por ele. Ele me chamou novamente em junho de 2015, mas eu só comecei a andar nos caminhos dEle em outubro do mesmo ano (acredito eu). Antes disso eu já havia aceitado Jesus como Senhor e Salvador quando eu tinha cerca de 14 anos.
Podemos então ver na história de Paulo e na minha o tamanho da graça, misericórdia, amor e paciência de Deus para conosco.
“Ao Rei eterno, o Deus único, imortal e invisível seja uma honra e glória para todo sempre. Amém.” 1 Timóteo 1:17
Que instrução? Provavelmente a da parte interior, que falava para Timóteo falar para as pessoas que estavam ensinando doutrinas falsas para pararem de fazer isso.
Aparecimento de Timóteo tinha recebido profecias sobre seu ministério na Igreja de Cristo Jesus.
Nós, como cristãos, estamos em guerra espiritual contra os inimigos de Deus (que são nossos também). Porém, estamos no lado vitorioso. Nós já temos a Vitória em Cristo Jesus.
Muitas pessoas rejeitaram a boa consciência e por isso acabaram morrendo na fé. Que a nossa consciência seja limpa e de acordo com a vontade de Deus.
Estudo sobre o versículo 20 deste capítulo: “Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.”
“Paulo queria expressar que esses homens deveriam ser excluídos da Igreja, para que aprendessem a lição, se arrependessem e viessem a abandonar seu mau caminho (1 Co 5.1-5).” Biblioteca Bíblica
Paulo tinha autoridade apostólica para isso;
Oração: Senhor, faz com que a gente sempre lembre do tamanho do Seu amor para conosco, assim como Paulo lembrava.
Faz com que o propósito da nossa salvação se cumpra em nossas vidas.
Faz também com que nossa consciência seja conforme a Tua vontade. Não deixe a gente naufragar na fé. Amém.
Comentários
Postar um comentário