Pular para o conteúdo principal

AS SETE TROMBETAS (Introdução)

INTRODUÇÃO

AS TROMBETAS E O VELHO TESTAMENTO

Segundo o pastor, teólogo e arqueólogo Rodrigo Silva, as trombetas fazem parte das vitórias como também das batalhas nos tempos bíblicos. Além disso, elas são mencionadas 72 vezes no Antigo Testamento. Vejamos alguns exemplos: 

  • Em Êxodo 29:16-19, em que na revelação do Sinai foi ouvido o som de trombeta. 
  • Na Tomada de Jericó, onde nós vemos que com o som das trombetas os muros caíram.
  • As Trombetas também aparecem outras vezes relacionadas à força, admiração e medo.
- DIA DAS TROMBETAS: É uma das sete festas judaicas. No Antigo Testamento nós vemos que ela marca o início dos dez dias de arrependimento diante do Senhor. Rodrigo Silva fez um paralelo entre estes dias de consagração e com a então chamada "Grande Tribulação". Como falamos antes, essa festa judaica era para as pessoas se arrependerem dos seus pecados. Não seriam também os dias em que a Terra é engolida por guerras, fomes, epidemias, terremotos e doenças um tempo para levar-nos ao arrependimento? 

AS TROMBETAS E O NOVO TESTAMENTO: Como vimos anteriormente, as trombetas fazem parte do Velho Testamento, contudo, acredito que quando pensamos nelas, logo vem a mente as Sete Trombetas do livro do Novo Testamento, o Apocalipse. A respeito dos acontecimentos deste livro, existem Métodos de Interpretação. Entre eles estão: 

- PRETERISTA RADICAL: Para quem segue essa linha de pensamento, todos os eventos do Apocalipse já aconteceram até a década de 70 d.C.  Ela nega a segunda vinda de Cristo que envolve a ressurreição dos mortos e o arrebatamento futuro, por isso este método é uma heresia. 

- PRETERISTA MODERADO: Acredita que a maioria dos acontecimentos do Apocalipse já aconteceu, faltando apenas a segunda vinda de Jesus, a ressurreição dos mortos e o Julgamento Final. 

- HISTORICISTA: Para os adeptos deste método, as profecias vêm se cumprindo desde a ressurreição de Jesus Cristo e continuará a se cumprirem até a volta dEle. 

- FUTURISTA: Eles acreditam que a partir do capítulo 4 do livro de Apocalipse, os eventos acontecerão no futuro e rapidamente. Para eles, a tribulação e o milênio estão para ocorrer. 

- IDEALISTA: Este método não é ligado a eventos históricos. Para os seus adeptos, as profecias são alegorias sobre os conflitos entre o bem e o mal. Ou seja, eles pensam que nada acontecerá de forma literal e sim, espiritual. 

Rodrigo Silva disse a esse respeito que: 

- "Em primeiro lugar, parece ser claro que a profecia apocalíptica cobre todo o período da História, desde o tempo do Apóstolo João até o fim da História. Então, para ser fiel a esta metodologia, é necessário aplicá-la ao ciclo apocalíptico das Sete Trombetas. Quando nós examinamos esta profecia desde o nosso momento histórico, nós devemos perceber que alguns elementos da profecia já foram cumpridos, outros estão em processo de cumprimento ou serão cumpridos em breve. Então é lógico que o cumprimento da profecia ocorre dentro do fluxo da História como um todo e não deve ser interpretado ao longo de linhas Preteristas ou Futuristas aplicadas também a conceitos abstratos como querem aqueles que aceitam o método Idealista de ler Apocalipse."

- "A recaptulação é central nas profecias. Você vê muito isso em Daniel: o sonho da estátua de Nabucodonosor é praticamente repetido no capítulo 7, depois no capítulo 8, mas sempre é acrescido de novos detalhes e elementos que não tinham sido antes abordados."

- "Os capítulos oito e nove incluem sete anjos que receberam Trombetas. Assim como foi com a abertura de cada um dos selos, quando cada um dos anjos tocou a sua trombeta, eventos aconteceram na Terra."

SETE SELOS  

SETE TROMBETAS

Primeiros quatro (4 cavaleiros);          

Primeiras 4 trombetas (1/3 da Terra);

Quinto e sexto selos;       

Quinta e sexta trombetas (primeiro e segundo ais);

Interlúdio (144.000 e grande multidão);

Interlúdio (livro amargo, medição do santuário, 2 testemunhas);

Sétimo selo;

Sétima trombeta

- "A natureza apocalíptica da visão ruma para uma realização específica o suficiente para ser localizada num evento ou num processo histórico." 

- - "Múltiplos cumprimentos das Trombetas são algo que devem ser excluídos da discussão. Isso foi considerado por nós e pelo autor bíblico como a característica fundamental da Profecia Apocalíptica. Por exemplo, Daniel fala que o rei da Babilônia e a Babilônia representariam a cabeça de ouro da estátua. Da mesma forma, Daniel identifica os reis da Média, da Pércia e o rei da Grécia como representados pelo bode e pelo carneiro no capítulo 8. Logo, não dá para fazer múltiplas aplicações do mesmo evento. Só antecipando, não dá para falar que o Anticristo é Hitle, Napoleão, Saddam Hussein ou qualquer um que você queira. Sim, é claro que há vários representantes de Roma como tinha vários Césares, mas não dá para ser Roma e Alemanha ao mesmo tempo. Ou é uma coisa ou é outra, Isso tem que estar claro no entendimento da Profecia do Apocalipse." 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apocalipse 4

  O Trono no Céu 1 Depois dessas coisas olhei, e diante de mim estava uma porta aberta no céu. A voz que eu tinha ouvido no princípio, falando comigo como trombeta, disse: “Suba para cá, e mostrarei a você o que deve acontecer depois dessas coisas”. 2 Imediatamente me vi tomado pelo Espírito, e diante de mim estava um trono no céu e nele estava assentado alguém. 3 Aquele que estava assentado era de aspecto semelhante a jaspe e sardônio. Um arco-íris, parecendo uma esmeralda, circundava o trono, 4 ao redor do qual estavam outros vinte e quatro tronos, e assentados neles havia vinte e quatro anciãos. Eles estavam vestidos de branco e na cabeça tinham coroas de ouro. 5 Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante dele estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus. 6 E diante do trono havia algo parecido com um mar de vidro, claro como cristal. No centro, ao redor do trono, havia quatro seres viventes cobertos de olhos, tanto na frente como atrás. 7 O pr...

Tito 1

  Paulo era Apóstolo do Senhor para fé e conhecimento aos eleitos do nosso Pai Celestial; Fundação da fé e conhecimento: esperança da vida eterna; Nosso Deus nunca mente; Ele nos prometeu a vida eterna antes dos tempos eternos; Tito 1:5-15  A tarefa de Tito em Creta Para ser Bispo de Deus, o homem precisa ser exemplo , preenchendo assim os “requisitos” para isso; O que estava acontecendo em Creta é que muitos enganadores estavam enganando ao povo ensinando coisas erradas, apenas por ganância. Fazendo então que famílias inteiras fossem arruinadas. Alguém de Deus precisava dar um basta nisso e Paulo pediu então que Tito fizesse isso.   “Portanto, repreenda-os severamente, para que sejam sadios na fé e não deem atenção a lendas judaicas nem a mandamentos de homens que rejeitam a verdade.” Tito 1:13-14  Aparentemente aquela história de Lilith circulava desde os primórdios; Não podemos “dar palco” para  baboseiras; Até os profetas dos enganadores falavam quem eles er...