Pular para o conteúdo principal

AS SETE TROMBETAS (Introdução)

INTRODUÇÃO

AS TROMBETAS E O VELHO TESTAMENTO

Segundo o pastor, teólogo e arqueólogo Rodrigo Silva, as trombetas fazem parte das vitórias como também das batalhas nos tempos bíblicos. Além disso, elas são mencionadas 72 vezes no Antigo Testamento. Vejamos alguns exemplos: 

  • Em Êxodo 29:16-19, em que na revelação do Sinai foi ouvido o som de trombeta. 
  • Na Tomada de Jericó, onde nós vemos que com o som das trombetas os muros caíram.
  • As Trombetas também aparecem outras vezes relacionadas à força, admiração e medo.
- DIA DAS TROMBETAS: É uma das sete festas judaicas. No Antigo Testamento nós vemos que ela marca o início dos dez dias de arrependimento diante do Senhor. Rodrigo Silva fez um paralelo entre estes dias de consagração e com a então chamada "Grande Tribulação". Como falamos antes, essa festa judaica era para as pessoas se arrependerem dos seus pecados. Não seriam também os dias em que a Terra é engolida por guerras, fomes, epidemias, terremotos e doenças um tempo para levar-nos ao arrependimento? 

AS TROMBETAS E O NOVO TESTAMENTO: Como vimos anteriormente, as trombetas fazem parte do Velho Testamento, contudo, acredito que quando pensamos nelas, logo vem a mente as Sete Trombetas do livro do Novo Testamento, o Apocalipse. A respeito dos acontecimentos deste livro, existem Métodos de Interpretação. Entre eles estão: 

- PRETERISTA RADICAL: Para quem segue essa linha de pensamento, todos os eventos do Apocalipse já aconteceram até a década de 70 d.C.  Ela nega a segunda vinda de Cristo que envolve a ressurreição dos mortos e o arrebatamento futuro, por isso este método é uma heresia. 

- PRETERISTA MODERADO: Acredita que a maioria dos acontecimentos do Apocalipse já aconteceu, faltando apenas a segunda vinda de Jesus, a ressurreição dos mortos e o Julgamento Final. 

- HISTORICISTA: Para os adeptos deste método, as profecias vêm se cumprindo desde a ressurreição de Jesus Cristo e continuará a se cumprirem até a volta dEle. 

- FUTURISTA: Eles acreditam que a partir do capítulo 4 do livro de Apocalipse, os eventos acontecerão no futuro e rapidamente. Para eles, a tribulação e o milênio estão para ocorrer. 

- IDEALISTA: Este método não é ligado a eventos históricos. Para os seus adeptos, as profecias são alegorias sobre os conflitos entre o bem e o mal. Ou seja, eles pensam que nada acontecerá de forma literal e sim, espiritual. 

Rodrigo Silva disse a esse respeito que: 

- "Em primeiro lugar, parece ser claro que a profecia apocalíptica cobre todo o período da História, desde o tempo do Apóstolo João até o fim da História. Então, para ser fiel a esta metodologia, é necessário aplicá-la ao ciclo apocalíptico das Sete Trombetas. Quando nós examinamos esta profecia desde o nosso momento histórico, nós devemos perceber que alguns elementos da profecia já foram cumpridos, outros estão em processo de cumprimento ou serão cumpridos em breve. Então é lógico que o cumprimento da profecia ocorre dentro do fluxo da História como um todo e não deve ser interpretado ao longo de linhas Preteristas ou Futuristas aplicadas também a conceitos abstratos como querem aqueles que aceitam o método Idealista de ler Apocalipse."

- "A recaptulação é central nas profecias. Você vê muito isso em Daniel: o sonho da estátua de Nabucodonosor é praticamente repetido no capítulo 7, depois no capítulo 8, mas sempre é acrescido de novos detalhes e elementos que não tinham sido antes abordados."

- "Os capítulos oito e nove incluem sete anjos que receberam Trombetas. Assim como foi com a abertura de cada um dos selos, quando cada um dos anjos tocou a sua trombeta, eventos aconteceram na Terra."

SETE SELOS  

SETE TROMBETAS

Primeiros quatro (4 cavaleiros);          

Primeiras 4 trombetas (1/3 da Terra);

Quinto e sexto selos;       

Quinta e sexta trombetas (primeiro e segundo ais);

Interlúdio (144.000 e grande multidão);

Interlúdio (livro amargo, medição do santuário, 2 testemunhas);

Sétimo selo;

Sétima trombeta

- "A natureza apocalíptica da visão ruma para uma realização específica o suficiente para ser localizada num evento ou num processo histórico." 

- - "Múltiplos cumprimentos das Trombetas são algo que devem ser excluídos da discussão. Isso foi considerado por nós e pelo autor bíblico como a característica fundamental da Profecia Apocalíptica. Por exemplo, Daniel fala que o rei da Babilônia e a Babilônia representariam a cabeça de ouro da estátua. Da mesma forma, Daniel identifica os reis da Média, da Pércia e o rei da Grécia como representados pelo bode e pelo carneiro no capítulo 8. Logo, não dá para fazer múltiplas aplicações do mesmo evento. Só antecipando, não dá para falar que o Anticristo é Hitle, Napoleão, Saddam Hussein ou qualquer um que você queira. Sim, é claro que há vários representantes de Roma como tinha vários Césares, mas não dá para ser Roma e Alemanha ao mesmo tempo. Ou é uma coisa ou é outra, Isso tem que estar claro no entendimento da Profecia do Apocalipse." 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE A SEXTA TROMBETA

 APOCALIPSE 9:13-21 13 O sexto anjo tocou a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das pontas  do altar de ouro que está diante de Deus.  14 Ela disse ao sexto anjo que tinha a trombeta: “Solte os quatro anjos que estão amarrados junto ao grande rio Eufrates”.  15 Os quatro anjos, que estavam preparados para aquela hora, dia, mês e ano, foram soltos para matar um terço da humanidade.  16 O número dos cavaleiros que compunham os exércitos era de duzentos milhões; eu ouvi o seu número. 17 Os cavalos e os cavaleiros que vi em minha visão tinham este aspecto: as suas couraças eram vermelhas como o fogo, azuis como o jacinto e amarelas como o enxofre. A cabeça dos cavalos parecia a cabeça de um leão, e da boca lançavam fogo, fumaça e enxofre.  18 Um terço da humanidade foi morto pelas três pragas: de fogo, fumaça e enxofre, que saíam da boca dos cavalos.  19 O poder dos cavalos estava na boca e na cauda; pois a cauda deles era como cobra; com a cabeça feria...

Apocalipse 5

  O Livro e o Cordeiro 1 Então vi na mão direita daquele que está assentado no trono um livro em forma de rolo, escrito de ambos os lados e selado com sete selos. 2 Vi um anjo poderoso, proclamando em alta voz: “Quem é digno de romper os selos e de abrir o livro?” 3 Mas não havia ninguém, nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, que pudesse abrir o livro ou sequer olhar para ele. 4 Eu chorava muito, porque não havia ninguém que fosse digno de abrir o livro e de olhar para ele. 5 Então um dos anciãos me disse: “Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”.   COMENTÁRIOS : Segundo o site Estilo Adoração, esse rolo (pergaminho) que está selado com 7 selos e escrito dos dois lados representa todo o plano de Deus, plano esse que é eterno e é sobre todas as coisas. Nada foi esquecido pelo nosso Senhor e é isso que o fato do pergaminho está escrito por dentro e por fora representa. João chorou quando ouviu que ning...

Apocalipse 3:1-6 (Carta à Igreja de Sardes)

  Apocalipse 3:1-6 Carta à Igreja de Sardes 1 “Ao anjo da igreja em Sardes, escreva: “Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. “Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. 2 Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus. 3 Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas, se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você. 4 “No entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos. 5 O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. 6 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.  Sobre Sardes              ...