Pular para o conteúdo principal

SOBRE A SEXTA TROMBETA

 APOCALIPSE 9:13-21

13O sexto anjo tocou a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das pontas do altar de ouro que está diante de Deus. 14Ela disse ao sexto anjo que tinha a trombeta: “Solte os quatro anjos que estão amarrados junto ao grande rio Eufrates”. 15Os quatro anjos, que estavam preparados para aquela hora, dia, mês e ano, foram soltos para matar um terço da humanidade. 16O número dos cavaleiros que compunham os exércitos era de duzentos milhões; eu ouvi o seu número.

17Os cavalos e os cavaleiros que vi em minha visão tinham este aspecto: as suas couraças eram vermelhas como o fogo, azuis como o jacinto e amarelas como o enxofre. A cabeça dos cavalos parecia a cabeça de um leão, e da boca lançavam fogo, fumaça e enxofre. 18Um terço da humanidade foi morto pelas três pragas: de fogo, fumaça e enxofre, que saíam da boca dos cavalos. 19O poder dos cavalos estava na boca e na cauda; pois a cauda deles era como cobra; com a cabeça feriam as pessoas.

20O restante da humanidade que não morreu por essas pragas nem assim se arrependeu das obras das suas mãos; eles não pararam de adorar os demônios e os ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, ídolos que não podem ver, nem ouvir, nem andar. 21Também não se arrependeram dos seus assassinatos, das suas feitiçarias, da sua imoralidade sexual e dos seus roubos.


  • Na trombeta anterior nós vimos o tormento que ela causou nos ímpios. Já nesta nós vemos que as coisas se agravaram e ela traz morte. 
  • Este juízo é desencadeado pelas orações dos santos em resposta a todo mal causado pelos ímpios. 
  • "Esse juízo descrito na sexta trombeta é executado pelos quatro anjos que estão atados junto ao rio Eufrates".
  • Os quatro anjos vêm para executar o juízo de Deus.
  • Segundo o site Estilo Adoração, o objetivo dos quatro anjos é fazer com que a humanidade entre em guerras. As guerras são utilizadas como advertência de Deus aos ímpios. 

  • "A sexta trombeta não representa uma guerra específica, mas todas as guerras (passadas, presentes e futuras) que ocorrem ao longo do espaço de tempo entre a primeira e a segunda vinda de Cristo. Essa sexta trombeta tem o propósito de oferecer aos homens uma chance de arrependimento antes que a sétima trombeta seja tocada. Contudo, no versículo 20 podemos notar que ainda assim os incrédulos não se arrependem." Estilo Adoração

SIMBOLISMOS BÍBLICOS PRESENTES NESTA TROMBETA: 

  • Número 4: simboliza a criação de Deus, totalidade, o mundo. Isso implica que essa trombeta tem proporção global. 
  • Rio Eufrates: o site Estilo Adoração diz que este rio representa a Babilônia e a Assíria, ou melhor, o mundo iníquo. Para confirmar isto, o site menciona Isaías 8:7, em que o rio Eufrates simboliza uma invasão do rei da Assíria. 
  • Número 200 milhões: este número representa "um grande exército, quase humanamente incontável". 
  • Descrição dos cavaleiros e seus cavalos: "simboliza os artefatos e armas de guerra de todo tipo. Eles matam um terço da humanidade". 

CONSIDERAÇÕES FINAIS: 

Para finalizar os estudos sobre a quinta e a sexta trombeta, gostaria de deixar aqui o que Rodrigo Silva disse a respeito delas:

"De qualquer forma, nós podemos ficar tranquilos se estivermos em Cristo, porque ainda que essas trombetas se refiram às forças demoníacas agindo neste mundo, ora, considerando que a quinta trombeta fala de uma estrela caída do céu na Terra, que só pode ser Satanás, e que tanto a quinta quanto a sexta trombeta falam de seres demoníacos parecidos com escorpiões e serpentes, não precisamos ter medo. Sabe por quê? Olha que promessa maravilhosa eu tenho de Jesus aqui para você:

'Eu vi Satanás caindo do céu como um relâmpago, eis que vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do Inimigo e nada, absolutamente nada, vos causará dano.' Lucas 10:18-19." 

AS SETE TROMBETAS - PARTE 2 | EVIDÊNCIAS NT
AS SETE TROMBETAS DO APOCALIPSE - ESTILO ADORAÇÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apocalipse 5

  O Livro e o Cordeiro 1 Então vi na mão direita daquele que está assentado no trono um livro em forma de rolo, escrito de ambos os lados e selado com sete selos. 2 Vi um anjo poderoso, proclamando em alta voz: “Quem é digno de romper os selos e de abrir o livro?” 3 Mas não havia ninguém, nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, que pudesse abrir o livro ou sequer olhar para ele. 4 Eu chorava muito, porque não havia ninguém que fosse digno de abrir o livro e de olhar para ele. 5 Então um dos anciãos me disse: “Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”.   COMENTÁRIOS : Segundo o site Estilo Adoração, esse rolo (pergaminho) que está selado com 7 selos e escrito dos dois lados representa todo o plano de Deus, plano esse que é eterno e é sobre todas as coisas. Nada foi esquecido pelo nosso Senhor e é isso que o fato do pergaminho está escrito por dentro e por fora representa. João chorou quando ouviu que ning...

Apocalipse 3:1-6 (Carta à Igreja de Sardes)

  Apocalipse 3:1-6 Carta à Igreja de Sardes 1 “Ao anjo da igreja em Sardes, escreva: “Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. “Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. 2 Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus. 3 Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas, se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você. 4 “No entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos. 5 O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. 6 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.  Sobre Sardes              ...