APOCALIPSE 9:13-21
13O sexto anjo tocou a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das pontas do altar de ouro que está diante de Deus. 14Ela disse ao sexto anjo que tinha a trombeta: “Solte os quatro anjos que estão amarrados junto ao grande rio Eufrates”. 15Os quatro anjos, que estavam preparados para aquela hora, dia, mês e ano, foram soltos para matar um terço da humanidade. 16O número dos cavaleiros que compunham os exércitos era de duzentos milhões; eu ouvi o seu número.
17Os cavalos e os cavaleiros que vi em minha visão tinham este aspecto: as suas couraças eram vermelhas como o fogo, azuis como o jacinto e amarelas como o enxofre. A cabeça dos cavalos parecia a cabeça de um leão, e da boca lançavam fogo, fumaça e enxofre. 18Um terço da humanidade foi morto pelas três pragas: de fogo, fumaça e enxofre, que saíam da boca dos cavalos. 19O poder dos cavalos estava na boca e na cauda; pois a cauda deles era como cobra; com a cabeça feriam as pessoas.
20O restante da humanidade que não morreu por essas pragas nem assim se arrependeu das obras das suas mãos; eles não pararam de adorar os demônios e os ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, ídolos que não podem ver, nem ouvir, nem andar. 21Também não se arrependeram dos seus assassinatos, das suas feitiçarias, da sua imoralidade sexual e dos seus roubos.
- Na trombeta anterior nós vimos o tormento que ela causou nos ímpios. Já nesta nós vemos que as coisas se agravaram e ela traz morte.
- Este juízo é desencadeado pelas orações dos santos em resposta a todo mal causado pelos ímpios.
- "Esse juízo descrito na sexta trombeta é executado pelos quatro anjos que estão atados junto ao rio Eufrates".
- Os quatro anjos vêm para executar o juízo de Deus.
- Segundo o site Estilo Adoração, o objetivo dos quatro anjos é fazer com que a humanidade entre em guerras. As guerras são utilizadas como advertência de Deus aos ímpios.
- "A sexta trombeta não representa uma guerra específica, mas todas as guerras (passadas, presentes e futuras) que ocorrem ao longo do espaço de tempo entre a primeira e a segunda vinda de Cristo. Essa sexta trombeta tem o propósito de oferecer aos homens uma chance de arrependimento antes que a sétima trombeta seja tocada. Contudo, no versículo 20 podemos notar que ainda assim os incrédulos não se arrependem." Estilo Adoração
SIMBOLISMOS BÍBLICOS PRESENTES NESTA TROMBETA:
- Número 4: simboliza a criação de Deus, totalidade, o mundo. Isso implica que essa trombeta tem proporção global.
- Rio Eufrates: o site Estilo Adoração diz que este rio representa a Babilônia e a Assíria, ou melhor, o mundo iníquo. Para confirmar isto, o site menciona Isaías 8:7, em que o rio Eufrates simboliza uma invasão do rei da Assíria.
- Número 200 milhões: este número representa "um grande exército, quase humanamente incontável".
- Descrição dos cavaleiros e seus cavalos: "simboliza os artefatos e armas de guerra de todo tipo. Eles matam um terço da humanidade".
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
AS SETE TROMBETAS DO APOCALIPSE - ESTILO ADORAÇÃO
Comentários
Postar um comentário