Pular para o conteúdo principal

SOBRE A SEXTA TROMBETA

 APOCALIPSE 9:13-21

13O sexto anjo tocou a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das pontas do altar de ouro que está diante de Deus. 14Ela disse ao sexto anjo que tinha a trombeta: “Solte os quatro anjos que estão amarrados junto ao grande rio Eufrates”. 15Os quatro anjos, que estavam preparados para aquela hora, dia, mês e ano, foram soltos para matar um terço da humanidade. 16O número dos cavaleiros que compunham os exércitos era de duzentos milhões; eu ouvi o seu número.

17Os cavalos e os cavaleiros que vi em minha visão tinham este aspecto: as suas couraças eram vermelhas como o fogo, azuis como o jacinto e amarelas como o enxofre. A cabeça dos cavalos parecia a cabeça de um leão, e da boca lançavam fogo, fumaça e enxofre. 18Um terço da humanidade foi morto pelas três pragas: de fogo, fumaça e enxofre, que saíam da boca dos cavalos. 19O poder dos cavalos estava na boca e na cauda; pois a cauda deles era como cobra; com a cabeça feriam as pessoas.

20O restante da humanidade que não morreu por essas pragas nem assim se arrependeu das obras das suas mãos; eles não pararam de adorar os demônios e os ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, ídolos que não podem ver, nem ouvir, nem andar. 21Também não se arrependeram dos seus assassinatos, das suas feitiçarias, da sua imoralidade sexual e dos seus roubos.


  • Na trombeta anterior nós vimos o tormento que ela causou nos ímpios. Já nesta nós vemos que as coisas se agravaram e ela traz morte. 
  • Este juízo é desencadeado pelas orações dos santos em resposta a todo mal causado pelos ímpios. 
  • "Esse juízo descrito na sexta trombeta é executado pelos quatro anjos que estão atados junto ao rio Eufrates".
  • Os quatro anjos vêm para executar o juízo de Deus.
  • Segundo o site Estilo Adoração, o objetivo dos quatro anjos é fazer com que a humanidade entre em guerras. As guerras são utilizadas como advertência de Deus aos ímpios. 

  • "A sexta trombeta não representa uma guerra específica, mas todas as guerras (passadas, presentes e futuras) que ocorrem ao longo do espaço de tempo entre a primeira e a segunda vinda de Cristo. Essa sexta trombeta tem o propósito de oferecer aos homens uma chance de arrependimento antes que a sétima trombeta seja tocada. Contudo, no versículo 20 podemos notar que ainda assim os incrédulos não se arrependem." Estilo Adoração

SIMBOLISMOS BÍBLICOS PRESENTES NESTA TROMBETA: 

  • Número 4: simboliza a criação de Deus, totalidade, o mundo. Isso implica que essa trombeta tem proporção global. 
  • Rio Eufrates: o site Estilo Adoração diz que este rio representa a Babilônia e a Assíria, ou melhor, o mundo iníquo. Para confirmar isto, o site menciona Isaías 8:7, em que o rio Eufrates simboliza uma invasão do rei da Assíria. 
  • Número 200 milhões: este número representa "um grande exército, quase humanamente incontável". 
  • Descrição dos cavaleiros e seus cavalos: "simboliza os artefatos e armas de guerra de todo tipo. Eles matam um terço da humanidade". 

CONSIDERAÇÕES FINAIS: 

Para finalizar os estudos sobre a quinta e a sexta trombeta, gostaria de deixar aqui o que Rodrigo Silva disse a respeito delas:

"De qualquer forma, nós podemos ficar tranquilos se estivermos em Cristo, porque ainda que essas trombetas se refiram às forças demoníacas agindo neste mundo, ora, considerando que a quinta trombeta fala de uma estrela caída do céu na Terra, que só pode ser Satanás, e que tanto a quinta quanto a sexta trombeta falam de seres demoníacos parecidos com escorpiões e serpentes, não precisamos ter medo. Sabe por quê? Olha que promessa maravilhosa eu tenho de Jesus aqui para você:

'Eu vi Satanás caindo do céu como um relâmpago, eis que vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do Inimigo e nada, absolutamente nada, vos causará dano.' Lucas 10:18-19." 

AS SETE TROMBETAS - PARTE 2 | EVIDÊNCIAS NT
AS SETE TROMBETAS DO APOCALIPSE - ESTILO ADORAÇÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS SETE TROMBETAS (Introdução)

INTRODUÇÃO AS TROMBETAS E O VELHO TESTAMENTO :  Segundo o pastor, teólogo e arqueólogo Rodrigo Silva, as trombetas fazem parte das vitórias como também das batalhas nos tempos bíblicos. Além disso, elas são mencionadas 72 vezes no Antigo Testamento. Vejamos alguns exemplos:  Em Êxodo 29:16-19, em que na revelação do Sinai foi ouvido o som de trombeta.  Na Tomada de Jericó, onde nós vemos que com o som das trombetas os muros caíram. As Trombetas também aparecem outras vezes relacionadas à força, admiração e medo. - DIA DAS TROMBETAS : É uma das sete festas judaicas. No Antigo Testamento nós vemos que ela marca o início dos dez dias de arrependimento diante do Senhor. Rodrigo Silva fez um paralelo entre estes dias de consagração e com a então chamada "Grande Tribulação". Como falamos antes, essa festa judaica era para as pessoas se arrependerem dos seus pecados. Não seriam também os dias em que a Terra é engolida por guerras, fomes, epidemias, terremotos e doenças um tempo ...

Apocalipse 4

  O Trono no Céu 1 Depois dessas coisas olhei, e diante de mim estava uma porta aberta no céu. A voz que eu tinha ouvido no princípio, falando comigo como trombeta, disse: “Suba para cá, e mostrarei a você o que deve acontecer depois dessas coisas”. 2 Imediatamente me vi tomado pelo Espírito, e diante de mim estava um trono no céu e nele estava assentado alguém. 3 Aquele que estava assentado era de aspecto semelhante a jaspe e sardônio. Um arco-íris, parecendo uma esmeralda, circundava o trono, 4 ao redor do qual estavam outros vinte e quatro tronos, e assentados neles havia vinte e quatro anciãos. Eles estavam vestidos de branco e na cabeça tinham coroas de ouro. 5 Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante dele estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus. 6 E diante do trono havia algo parecido com um mar de vidro, claro como cristal. No centro, ao redor do trono, havia quatro seres viventes cobertos de olhos, tanto na frente como atrás. 7 O pr...

Tito 1

  Paulo era Apóstolo do Senhor para fé e conhecimento aos eleitos do nosso Pai Celestial; Fundação da fé e conhecimento: esperança da vida eterna; Nosso Deus nunca mente; Ele nos prometeu a vida eterna antes dos tempos eternos; Tito 1:5-15  A tarefa de Tito em Creta Para ser Bispo de Deus, o homem precisa ser exemplo , preenchendo assim os “requisitos” para isso; O que estava acontecendo em Creta é que muitos enganadores estavam enganando ao povo ensinando coisas erradas, apenas por ganância. Fazendo então que famílias inteiras fossem arruinadas. Alguém de Deus precisava dar um basta nisso e Paulo pediu então que Tito fizesse isso.   “Portanto, repreenda-os severamente, para que sejam sadios na fé e não deem atenção a lendas judaicas nem a mandamentos de homens que rejeitam a verdade.” Tito 1:13-14  Aparentemente aquela história de Lilith circulava desde os primórdios; Não podemos “dar palco” para  baboseiras; Até os profetas dos enganadores falavam quem eles er...