Pular para o conteúdo principal

Apocalipse 5

 O Livro e o Cordeiro

1 Então vi na mão direita daquele que está assentado no trono um livro em forma de rolo, escrito de ambos os lados e selado com sete selos. 2 Vi um anjo poderoso, proclamando em alta voz: “Quem é digno de romper os selos e de abrir o livro?” 3 Mas não havia ninguém, nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, que pudesse abrir o livro ou sequer olhar para ele. 4 Eu chorava muito, porque não havia ninguém que fosse digno de abrir o livro e de olhar para ele. 5 Então um dos anciãos me disse: “Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”.

 

COMENTÁRIOS:

  • Segundo o site Estilo Adoração, esse rolo (pergaminho) que está selado com 7 selos e escrito dos dois lados representa todo o plano de Deus, plano esse que é eterno e é sobre todas as coisas. Nada foi esquecido pelo nosso Senhor e é isso que o fato do pergaminho está escrito por dentro e por fora representa.

  • João chorou quando ouviu que ninguém era digno de abrir o livro, mas foi consolado pelo ancião ao ouvir que Jesus venceu para abrir o livro e os sete selos dele.  

  • O número 7 no Apocalipse representa “totalidade”. Tenho isso em mente, o pergaminho ter 7 selos significa que ele está totalmente selado. Ninguém pode desatar esses selos, além dAquele que é Perfeito, o nosso Deus, Jesus Cristo.

 

6 Depois vi um Cordeiro, que parecia ter estado morto, em pé, no centro do trono, cercado pelos quatro seres viventes e pelos anciãos. Ele tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. 7 Ele se aproximou e recebeu o livro da mão direita daquele que estava assentado no trono. 

 

COMENTÁRIOS:

  • “...parecia ter estado morto” faz referência ao sacrifício de Jesus, que morreu e ressuscitou.

  • Chifres na Bíblia representa poder e força. Já o número sete, como falamos anteriormente, representa totalidade

  • Os sete olhos representam a onisciência de Jesus. Ele tudo sabe e tudo vê. 

  • Nosso Senhor tem todo poder, força e autoridade. 

  • “Isso mostra que Jesus Cristo tem o livro da História em Suas mãos, e que, apenas através dEle, a História faz sentido. A referência ao ‘Cordeiro digno de desatar os sete selos’ significa que Ele é o único que revela e pode cumprir o plano de Deus.”

 

8 Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos; 9e eles cantavam um cântico novo:

“Tu és digno de receber o livro

e de abrir os seus selos,

pois foste morto

e com teu sangue compraste para Deus

gente de toda tribo, língua, povo e nação.

10 Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus,

e eles reinarão sobre a terra”.

11 Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos, 12 e cantavam em alta voz:

“Digno é o Cordeiro que foi morto

de receber poder, riqueza, sabedoria, força,

honra, glória e louvor!”

13 Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam:

“Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro

sejam o louvor, a honra, a glória e o poder,

para todo o sempre!”

14 Os quatro seres viventes disseram: “Amém”, e os anciãos prostraram-se e o adoraram.


COMENTÁRIOS:

  • “Ele está de pé no meio do trono, ou seja, Ele tem autoridade e poder e o livro da História está nas mãos dEle. Tanto para a Igreja perseguida da época, quanto para nós, a certeza de que nosso Deus tem todo o controle em Suas mãos é algo extraordinário.”

  • Nosso Jesus é santo e é digno de toda adoração. Através do sangue dEle nós fomos salvos e O pertencemos. 

  • Nós pertencemos ao Deus que é vitorioso, logo, nós que nascemos de novo, também somos vencedores nEle, graças ao Seu grande amor e misericórdia para conosco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS SETE TROMBETAS (Introdução)

INTRODUÇÃO AS TROMBETAS E O VELHO TESTAMENTO :  Segundo o pastor, teólogo e arqueólogo Rodrigo Silva, as trombetas fazem parte das vitórias como também das batalhas nos tempos bíblicos. Além disso, elas são mencionadas 72 vezes no Antigo Testamento. Vejamos alguns exemplos:  Em Êxodo 29:16-19, em que na revelação do Sinai foi ouvido o som de trombeta.  Na Tomada de Jericó, onde nós vemos que com o som das trombetas os muros caíram. As Trombetas também aparecem outras vezes relacionadas à força, admiração e medo. - DIA DAS TROMBETAS : É uma das sete festas judaicas. No Antigo Testamento nós vemos que ela marca o início dos dez dias de arrependimento diante do Senhor. Rodrigo Silva fez um paralelo entre estes dias de consagração e com a então chamada "Grande Tribulação". Como falamos antes, essa festa judaica era para as pessoas se arrependerem dos seus pecados. Não seriam também os dias em que a Terra é engolida por guerras, fomes, epidemias, terremotos e doenças um tempo ...

Apocalipse 4

  O Trono no Céu 1 Depois dessas coisas olhei, e diante de mim estava uma porta aberta no céu. A voz que eu tinha ouvido no princípio, falando comigo como trombeta, disse: “Suba para cá, e mostrarei a você o que deve acontecer depois dessas coisas”. 2 Imediatamente me vi tomado pelo Espírito, e diante de mim estava um trono no céu e nele estava assentado alguém. 3 Aquele que estava assentado era de aspecto semelhante a jaspe e sardônio. Um arco-íris, parecendo uma esmeralda, circundava o trono, 4 ao redor do qual estavam outros vinte e quatro tronos, e assentados neles havia vinte e quatro anciãos. Eles estavam vestidos de branco e na cabeça tinham coroas de ouro. 5 Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante dele estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus. 6 E diante do trono havia algo parecido com um mar de vidro, claro como cristal. No centro, ao redor do trono, havia quatro seres viventes cobertos de olhos, tanto na frente como atrás. 7 O pr...

Tito 1

  Paulo era Apóstolo do Senhor para fé e conhecimento aos eleitos do nosso Pai Celestial; Fundação da fé e conhecimento: esperança da vida eterna; Nosso Deus nunca mente; Ele nos prometeu a vida eterna antes dos tempos eternos; Tito 1:5-15  A tarefa de Tito em Creta Para ser Bispo de Deus, o homem precisa ser exemplo , preenchendo assim os “requisitos” para isso; O que estava acontecendo em Creta é que muitos enganadores estavam enganando ao povo ensinando coisas erradas, apenas por ganância. Fazendo então que famílias inteiras fossem arruinadas. Alguém de Deus precisava dar um basta nisso e Paulo pediu então que Tito fizesse isso.   “Portanto, repreenda-os severamente, para que sejam sadios na fé e não deem atenção a lendas judaicas nem a mandamentos de homens que rejeitam a verdade.” Tito 1:13-14  Aparentemente aquela história de Lilith circulava desde os primórdios; Não podemos “dar palco” para  baboseiras; Até os profetas dos enganadores falavam quem eles er...