O Livro e o Cordeiro
1 Então vi na mão direita daquele que está assentado no trono um livro em forma de rolo, escrito de ambos os lados e selado com sete selos. 2 Vi um anjo poderoso, proclamando em alta voz: “Quem é digno de romper os selos e de abrir o livro?” 3 Mas não havia ninguém, nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, que pudesse abrir o livro ou sequer olhar para ele. 4 Eu chorava muito, porque não havia ninguém que fosse digno de abrir o livro e de olhar para ele. 5 Então um dos anciãos me disse: “Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”.
COMENTÁRIOS:
Segundo o site Estilo Adoração, esse rolo (pergaminho) que está selado com 7 selos e escrito dos dois lados representa todo o plano de Deus, plano esse que é eterno e é sobre todas as coisas. Nada foi esquecido pelo nosso Senhor e é isso que o fato do pergaminho está escrito por dentro e por fora representa.
João chorou quando ouviu que ninguém era digno de abrir o livro, mas foi consolado pelo ancião ao ouvir que Jesus venceu para abrir o livro e os sete selos dele.
O número 7 no Apocalipse representa “totalidade”. Tenho isso em mente, o pergaminho ter 7 selos significa que ele está totalmente selado. Ninguém pode desatar esses selos, além dAquele que é Perfeito, o nosso Deus, Jesus Cristo.
6 Depois vi um Cordeiro, que parecia ter estado morto, em pé, no centro do trono, cercado pelos quatro seres viventes e pelos anciãos. Ele tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. 7 Ele se aproximou e recebeu o livro da mão direita daquele que estava assentado no trono.
COMENTÁRIOS:
“...parecia ter estado morto” faz referência ao sacrifício de Jesus, que morreu e ressuscitou.
Chifres na Bíblia representa poder e força. Já o número sete, como falamos anteriormente, representa totalidade.
Os sete olhos representam a onisciência de Jesus. Ele tudo sabe e tudo vê.
Nosso Senhor tem todo poder, força e autoridade.
“Isso mostra que Jesus Cristo tem o livro da História em Suas mãos, e que, apenas através dEle, a História faz sentido. A referência ao ‘Cordeiro digno de desatar os sete selos’ significa que Ele é o único que revela e pode cumprir o plano de Deus.”
8 Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos; 9e eles cantavam um cântico novo:
“Tu és digno de receber o livro
e de abrir os seus selos,
pois foste morto
e com teu sangue compraste para Deus
gente de toda tribo, língua, povo e nação.
10 Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus,
e eles reinarão sobre a terra”.
11 Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos, 12 e cantavam em alta voz:
“Digno é o Cordeiro que foi morto
de receber poder, riqueza, sabedoria, força,
honra, glória e louvor!”
13 Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam:
“Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro
sejam o louvor, a honra, a glória e o poder,
para todo o sempre!”
14 Os quatro seres viventes disseram: “Amém”, e os anciãos prostraram-se e o adoraram.
COMENTÁRIOS:
“Ele está de pé no meio do trono, ou seja, Ele tem autoridade e poder e o livro da História está nas mãos dEle. Tanto para a Igreja perseguida da época, quanto para nós, a certeza de que nosso Deus tem todo o controle em Suas mãos é algo extraordinário.”
Nosso Jesus é santo e é digno de toda adoração. Através do sangue dEle nós fomos salvos e O pertencemos.
Nós pertencemos ao Deus que é vitorioso, logo, nós que nascemos de novo, também somos vencedores nEle, graças ao Seu grande amor e misericórdia para conosco.
Comentários
Postar um comentário