Pular para o conteúdo principal

Apocalipse 5

 O Livro e o Cordeiro

1 Então vi na mão direita daquele que está assentado no trono um livro em forma de rolo, escrito de ambos os lados e selado com sete selos. 2 Vi um anjo poderoso, proclamando em alta voz: “Quem é digno de romper os selos e de abrir o livro?” 3 Mas não havia ninguém, nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, que pudesse abrir o livro ou sequer olhar para ele. 4 Eu chorava muito, porque não havia ninguém que fosse digno de abrir o livro e de olhar para ele. 5 Então um dos anciãos me disse: “Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”.

 

COMENTÁRIOS:

  • Segundo o site Estilo Adoração, esse rolo (pergaminho) que está selado com 7 selos e escrito dos dois lados representa todo o plano de Deus, plano esse que é eterno e é sobre todas as coisas. Nada foi esquecido pelo nosso Senhor e é isso que o fato do pergaminho está escrito por dentro e por fora representa.

  • João chorou quando ouviu que ninguém era digno de abrir o livro, mas foi consolado pelo ancião ao ouvir que Jesus venceu para abrir o livro e os sete selos dele.  

  • O número 7 no Apocalipse representa “totalidade”. Tenho isso em mente, o pergaminho ter 7 selos significa que ele está totalmente selado. Ninguém pode desatar esses selos, além dAquele que é Perfeito, o nosso Deus, Jesus Cristo.

 

6 Depois vi um Cordeiro, que parecia ter estado morto, em pé, no centro do trono, cercado pelos quatro seres viventes e pelos anciãos. Ele tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. 7 Ele se aproximou e recebeu o livro da mão direita daquele que estava assentado no trono. 

 

COMENTÁRIOS:

  • “...parecia ter estado morto” faz referência ao sacrifício de Jesus, que morreu e ressuscitou.

  • Chifres na Bíblia representa poder e força. Já o número sete, como falamos anteriormente, representa totalidade

  • Os sete olhos representam a onisciência de Jesus. Ele tudo sabe e tudo vê. 

  • Nosso Senhor tem todo poder, força e autoridade. 

  • “Isso mostra que Jesus Cristo tem o livro da História em Suas mãos, e que, apenas através dEle, a História faz sentido. A referência ao ‘Cordeiro digno de desatar os sete selos’ significa que Ele é o único que revela e pode cumprir o plano de Deus.”

 

8 Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos; 9e eles cantavam um cântico novo:

“Tu és digno de receber o livro

e de abrir os seus selos,

pois foste morto

e com teu sangue compraste para Deus

gente de toda tribo, língua, povo e nação.

10 Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus,

e eles reinarão sobre a terra”.

11 Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos, 12 e cantavam em alta voz:

“Digno é o Cordeiro que foi morto

de receber poder, riqueza, sabedoria, força,

honra, glória e louvor!”

13 Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam:

“Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro

sejam o louvor, a honra, a glória e o poder,

para todo o sempre!”

14 Os quatro seres viventes disseram: “Amém”, e os anciãos prostraram-se e o adoraram.


COMENTÁRIOS:

  • “Ele está de pé no meio do trono, ou seja, Ele tem autoridade e poder e o livro da História está nas mãos dEle. Tanto para a Igreja perseguida da época, quanto para nós, a certeza de que nosso Deus tem todo o controle em Suas mãos é algo extraordinário.”

  • Nosso Jesus é santo e é digno de toda adoração. Através do sangue dEle nós fomos salvos e O pertencemos. 

  • Nós pertencemos ao Deus que é vitorioso, logo, nós que nascemos de novo, também somos vencedores nEle, graças ao Seu grande amor e misericórdia para conosco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE A SEXTA TROMBETA

 APOCALIPSE 9:13-21 13 O sexto anjo tocou a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das pontas  do altar de ouro que está diante de Deus.  14 Ela disse ao sexto anjo que tinha a trombeta: “Solte os quatro anjos que estão amarrados junto ao grande rio Eufrates”.  15 Os quatro anjos, que estavam preparados para aquela hora, dia, mês e ano, foram soltos para matar um terço da humanidade.  16 O número dos cavaleiros que compunham os exércitos era de duzentos milhões; eu ouvi o seu número. 17 Os cavalos e os cavaleiros que vi em minha visão tinham este aspecto: as suas couraças eram vermelhas como o fogo, azuis como o jacinto e amarelas como o enxofre. A cabeça dos cavalos parecia a cabeça de um leão, e da boca lançavam fogo, fumaça e enxofre.  18 Um terço da humanidade foi morto pelas três pragas: de fogo, fumaça e enxofre, que saíam da boca dos cavalos.  19 O poder dos cavalos estava na boca e na cauda; pois a cauda deles era como cobra; com a cabeça feria...

Apocalipse 3:1-6 (Carta à Igreja de Sardes)

  Apocalipse 3:1-6 Carta à Igreja de Sardes 1 “Ao anjo da igreja em Sardes, escreva: “Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. “Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. 2 Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus. 3 Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas, se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você. 4 “No entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos. 5 O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. 6 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.  Sobre Sardes              ...