2 Timóteo 1
Um incentivo à fidelidade
Paulo escreve mais uma carta para seu filho espiritual (Timóteo), demonstrando seu amor por ele e cuidado, como podemos perceber nas seguintes partes:
“Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como O serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você, noite e dia, em minhas orações.” 2 Timóteo 1:1
“Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa.” 2 Timóteo 1:2
Graças ao nosso bom Deus, Timóteo tinha pessoas próximas a ele que eram cristãs também: sua avó Loide e sua mãe, Eunice. É muito bom ver nossa família com Cristo.
Precisamos manter a chama do dom que Deus nos deu, viva. Precisamos nos esforçar para isso. Um esforço consciente para o bem comum do corpo de Cristo.
Mesmo que a gente sofra, nunca, jamais devemos nos envergonhar de testemunhar sobre o nosso Senhor e sobre os nossos irmãos em sofrimento como Paulo estava aqui (o mesmo estava preso por amor a Cristo).
Paulo pede para Timóteo suportar com ele os mesmos sofrimentos pelo Evangelho, de acordo com o poder de Deus. Sem Deus nada podemos fazer.
O Senhor nos salvou e nos deu uma santa vocação não por causa das nossas obras, mas por sua própria vontade, graça e amor por nós. Esta graça foi nos dada
há muito tempo. Paulo fala “(...) desde os tempos eternos (...)”. Esta graça foi revelada quando Jesus Cristo veio e venceu a morte, tornando ela inoperante e nos deu a vida eterna ao lado dEle.
Paulo conhecia a Deus e tinha plena confiança nEle. Que a gente seja assim também.
Precisamos reter a Palavra com fé e amor em Cristo Jesus.
Paulo havia sido abandonado por todos da província da Ásia, mas se lembrava do bem que um homem chamado Onesíforo o fez no passado, e por meio de suas palavras mostra quão grato ele é a esse homem. Que o nosso coração seja assim também: sem lugar para amargura.
2 Timóteo 2:1-13
“(...) ao conclamar: fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus, a ênfase está na força de Cristo, não na de Timóteo. Se confiarmos em nós mesmos, estaremos fadados ao fracasso.” Biblioteca Bíblica
Paulo pediu para Timóteo compartilhar o ensino sobre a sã doutrina com homens fiéis que são capazes de ensinar outros, tendo assim mais pregadores da Palavra que irão compartilhar A Mensagem com muitas e muitas pessoas.
Podemos suportar o sofrimento que passamos pelo Evangelho pela força de Cristo e ainda suportar ela com nossos irmãos.
Agradar a Cristo deve estar em primeiro lugar em nossas vidas.
Se seguimos e estamos em Cristo Jesus, nós seremos declarados vitoriosos.
Receberemos os frutos do nosso trabalho.
O Senhor nos dá todo entendimento que necessitamos.
Paulo estava preso como um criminoso por amor a Deus e Sua Palavra. Ele declara que embora ele esteja preso, o Evangelho não. A Palavra de Deus nunca está presa.
“(...) tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação em Cristo Jesus, com glória eterna.” 2 Timóteo 2:1o
O Apóstolo transbordava de amor por Deus e pelas pessoas. Ele tinha um forte desejo de ver as pessoas que ainda não conhecem a Jesus, conhecendo-o.
Se morremos com Jesus, com Jesus nós viveremos.
Se a gente continuar perseverando, com Jesus nós reinaremos.
Se negamos a Jesus, por Ele nós também seremos negados.
Mesmo que a gente seja infiel, Ele permanece fiel, pois ele não pode negar a si mesmo.
2 Timóteo 2: 14- 26
O obreiro aprovado por Deus
Nós devemos evitar ao máximo conversas sem serventia alguma, que só causam confusão e brigas;
Devemos sempre ensinar A Palavra, que é A Verdade. Nunca, jamais devemos ensinar heresias e enganos;
Quando formos ensinar a alguém, devemos ensinar com amor e mansidão. Quando formos corrigir alguém, devemos fazer da mesma forma, e também com paciência e com esperança de que Deus vai levar essa pessoa ao arrependimento, sendo então liberta das amarras do Diabo para sempre.
2 Timóteo 3: 1-9
A impiedade dos últimos dias
Paulo relata como serão os dias depois do dia que ele escreveu esta carta. O amor das pessoas se tornou frio tanto pelo próximo quanto por Deus. Até as relações familiares foram afetadas pela falta de amor.
A primeira coisa que o Apóstolo menciona é o egoísmo e termina de listar as características horríveis das pessoas nos últimos dias com: “(...) mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando Seu poder.” 2 Timóteo 3:4- 5
Devemos vigiar para não sermos assim, e sim o completo oposto de tudo isso.
Não podemos ser próximos de falsos mestres.
Existem pessoas que possuem a mente totalmente oposta a de Deus e que são completamente cheias de pecado. Elas mesmo lendo a Palavra, elas não entendem nada.
Janes e Jambres, segundo a Biblioteca Bíblica, foram dois magos egípcios que se opuseram a Moisés. Não encontramos essa informação no Antigo Testamento, mas na tradição judaica.
A recomendação de Paulo a Timóteo
Timóteo acompanhou a vida de Paulo de perto;
Paulo sofreu muita perseguição, mas Deus o livrou de todas!
“De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo serão perseguidos.” 2 Timóteo 3:13
Apesar dos sofrimentos e perseguições, viver em Cristo é a vida que realmente vale a pena ser vivida. Nenhuma vida traz tanta paz e alegria como essa.
Desde criança Timóteo conhece a Palavra de Deus. O blog Biblioteca Bíblica diz: “Sua mãe, Eunice, e sua avó, Lóide, haviam ensinado fielmente as sagradas letras a Timóteo, e a mãe, certamente, também o direcionara a Cristo, em quem cria (At 16.1).” Isso me lembra uma passagem do livro de Provérbios: “ Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provérbios 22:6
Timóteo é uma prova viva disso.
Devemos permanecer na Verdade;
A Palavra de Deus com o poder do Espírito Santo:
Nos torna sábios;
Nos ensina;
Nos repreende;
Nos corrige;
Nos instrui na Justiça;
Nos torna aptos e plenamente preparados para as boas obras;
2 Timóteo 4
O Nosso Deus julgará a todos no devido momento;
Paulo exorta Timóteo para ele pregar a Palavra e estar preparado a todo momento para isso, para que ele também repreenda, corrija, exorte com muita paciência e conforme a Doutrina de Deus; Mais tarde ele também diz para Timóteo ser moderado em tudo, suportar os sofrimentos e cumprir o ministério dele que é ser um Evangelista. Para saber mais sobre o ministério de um Evangelista: https://estiloadoracao.com/o-que-e-um-evangelista/
Outra característica dos últimos dias é falado por Paulo: muitas pessoas não suportarão a sã doutrina e procurarão mestres que falem o que elas querem ouvir, não a Verdade. Essas pessoas irão preferir se agarrar a mitos do que ouvir o que precisam ouvir.
Paulo sabia que estava próximo o dia de sua morte e diz o versículo que muitos conhecem: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.” 2 Timóteo 4:7
Quem ama a Cristo e Seu retorno receberá a coroa da justiça;
Paulo foi abandonado por muitos, com exceção de poucos. Lucas, por exemplo, não o abandonou. Porém esse momento deve ter sido muito difícil para Paulo, mas mesmo assim ele suportou o sofrimento e Deus cuidou dele em todos os momentos. “Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse proclamada e todos os gentios a ouvissem.” 2 Timóteo 4:17
Existem pessoas extremamente difíceis e Alexandre, o ferreiro, era uma delas. Esse homem causou muitos males a Paulo e provavelmente era um opositor da Palavra de Deus;
Paulo tinha a certeza que o Senhor o livrará de toda obra do Mal e o levará a salvo para o Reino dEle.
Paulo manda saudações para as pessoas queridas que ele conheceu durante o seu ministério.
Comentários
Postar um comentário