Judas 1
A carta de Judas foi escrita por Judas, meio-irmão de Jesus e de Tiago, que era um dos líderes da igreja. O interessante é que tanto ele, quanto Tiago não costumavam crer em Jesus no passado: “Os textos dos Evangelhos narram um tempo em que os irmãos de Jesus ainda não criam nele (João 7:5). Portanto, os irmãos de Jesus não estavam entre seus seguidores devotos.” Estilo Adoração
Esta carta é muito parecida com a 2 Pedro e fala sobre os pecados e o destino dos ímpios, como também devemos nos comportar esperando a volta de Jesus Cristo.
O pecado e o destino dos ímpios
Judas queria escrever sobre a salvação que compartilhamos (graças ao nosso bondoso Deus), porém, os hereges (os lobos em forma de cordeiros) estavam transformando a graça do nosso Deus em libertinagem, ou seja, viviam pecando e achando que isso não era um problema. Não é isso que o nosso Deus nos ensina. Devemos negar a nós mesmos e pegar a nossa cruz. É verdade que Jesus nos salvou pela graça, mas o Seu Espírito transforma o nosso viver. Ele nos santifica.
Além da libertinagem, eles negavam a Jesus Cristo. A Biblioteca Bíblica diz: “A primeira palavra grega traduzida como Senhor aqui significa Mestre. Identifica alguém que tem poder absoluto e, consequentemente, exige obediência. No texto original, está claro que toda a afirmação se refere a Cristo: Jesus é nosso Soberano absoluto e nosso Deus.”
O Senhor sabe desde o princípio quem são esses lobos e já reservou o castigo deles. Judas cita alguns dos momentos que o Senhor trouxe sobre os ímpios o que eles mereciam. Dilúvio, destruição, trevas, prisão e fogo eterno. O nosso Senhor é bom e justo. Não deixará a injustiça ficar impune.
Judas menciona a disputa entre o arcanjo Miguel e o Diabo pelo corpo do falecido Moisés. Mesmo o Inimigo sendo quem é, Miguel não falou palavras ruins para ele, e sim: “O Senhor o repreenda!”. Não devemos difamar ninguém, nem o Inimigo de nossas almas.
Essas pessoas ímpias mencionadas nesta carta são egoístas, promíscuas e sem frutos bons.
Judas menciona uma profecia dita por Enoque. Talvez essa profecia tenha sido passada de boca em boca e alguém que fala grego e aramáico registrou no então polêmico “livro de Enoque”. O vídeo do Victor Fontana explica melhor sobre o assunto: O LIVRO DE ENOQUE E AS TEORIAS SEM SENTIDO
“Essas pessoas vivem se queixando, descontentes com sua sorte, e seguem os seus próprios desejos impuros; são cheias de si e adulam os outros por interesse.” Judas 1:16
Um chamado à perseverança
Os “lobos”, ímpios e zombadores seguem seus próprios desejos ímpios, causam divisões entre os cristãos, seguem as tendências pecaminosas da própria alma e não têm o Espírito Santo.
Quanto a nós, devemos então cultivar o nosso amor por Deus, edificar nossa fé orando no Espírito Santo enquanto esperamos a nossa ida aos céus e a volta do Senhor Jesus.
Devemos ter compaixão das pessoas que duvidam de Jesus, espalhar as Boas Novas e também mostrar misericórdia com temor, odiando o pecado, mas amando o pecador.
Doxologia
O Senhor é poderoso para nos impedir de tropeçar e cair. Ele nos sustenta e nos purifica de todo o pecado.
Jesus Cristo é nosso Deus, nosso Salvador, e Ele tem todo poder, glória, majestade e autoridade.
Comentários
Postar um comentário