Ainda sobre o capítulo 1…
APOCALIPSE 1:20 : “Este é o mistério das sete estrelas que você viu em minha mão direita e dos sete candelabros: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas.”
“em minha mão direita”: Jesus segurando as 7 estrelas pode significar controle ou proteção. A mesma expressão é encontrada no Salmo 73:23, que diz: “Todavia estou continuamente contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita.”
Na época de João, circulava uma moeda. Ela mostra o filho do imperador Domiciano deificado no céu brincando com 7 estrelas. Talvez Deus tenha usado o símbolo das 7 estrelas para dizer que quem sustenta o Seu povo é Ele e não o filho do imperador. Como também, provavelmente, usou dessa imagem conhecida para fazer com que a Sua mensagem ficasse clara para os leitores de Suas cartas.
Sobre os 7 anjos, alguns acham que são anjos no sentido literal, que tomam conta do povo de Deus. Outros acreditam que na verdade são Mensageiros, os encarregados de levar as cartas pela Ásia Menor. Em grego, a palavra para "anjo" significa tanto anjo, como também mensageiro.
AS SETE IGREJAS | Evidências NT
Sobre as cartas:
As Igrejas (destinatários das cartas) naquele tempo funcionavam em casas, de forma escondida, pois ser cristão era ilícito.
Era comum demarcar a linha do tempo por símbolos naquela época. Existem vários exemplos disto. Um dos exemplos é o Livro de Enoque que possui o Apocalipse dos Animais. Nele a história é dividida em 3 períodos. Cada animal representava um personagem humano, como também um período do tempo. Existe também o Apocalipse da Semana. Além desses de "Enoque", existem outros. Virgílio e Ovídio falavam de períodos de tempo também. Como a Era de Ouro que seria trazida por Augusto. Também tinham as eras de Ferro, Prata e Bronze.
Segundo Rodrigo Silva, faz sentido, do ponto de vista hermenêutico (estudo das Escrituras Sagradas), pensar que as 7 cartas são 7 períodos da história do Povo de Deus.
Cada carta possui uma ênfase na Volta de Jesus. Ele está às portas.
As cartas possuem elogios, advertências e promessas feitas por Jesus. Podemos ver abaixo estas promessas (no Bloco B) e o cumprimento delas no Bloco B’. O que Deus promete, Deus cumpre.
APOCALIPSE 2:1-7
Carta à Igreja de Éfeso
1“Ao anjo da igreja em Éfeso, escreva:
“Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro.
2“Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores. 3 Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome e não tem desfalecido.
4“Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. 5 Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele.
6 Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio.
7“Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.
Éfeso significa: desejável. A cidade possuía uma localização admirável. Ela tinha o maior porto da Ásia Ocidental, templos mais bonitos e um teatro para 30 mil pessoas.
Paulo, Apolo, Átila e Priscila fundaram a Igreja de Éfeso. Muitos de lá se converteram ao Cristianismo.
Timóteo era o Pastor da Igreja de Éfeso.
No versículo 6 Jesus fala sobre os nicolaítas. Tanto Jesus como a Igreja de Éfeso odiavam as obras dos nicolaítas. Irineu de Lyon (bispo grego, teólogo e escritor. Nasceu em 130 d.C., viveu em uma época pouco depois da de João) falava que eles levavam uma vida de indulgências desenfreadas. Segundo o site Estilo Adoração, os nicolaítas:
“Os nicolaítas eram pessoas que procuravam difundir ensinos contrários ao verdadeiro Evangelho. O objetivo dessas pessoas era o de corromper a Igreja de Cristo e perverter o genuíno culto ao Senhor. Por isto, o significado de “nicolaítas” na Bíblia está relacionado ao fato de serem pedra de tropeço na Igreja de Deus.”
A Igreja de Éfeso, apesar de ter muitas qualidades, ela também tinha defeito. O dela é que ela esqueceu o Primeiro Amor. Ela precisa voltar e se arrepender do pecado que a fez cair. Éfeso precisava voltar a ter o mesmo fervor e fazer as obras que ela fazia no início.
"Dizer que tiraria do seu lugar o teu castiçal era o mesmo que julgar a Igreja dentro de pouco tempo ou imediatamente." Biblioteca Bíblica
Segundo Rodrigo Silva, Éfeso representa o Cristianismo Primitivo. Puro, verdadeiro, zeloso na evangelização das pessoas. A Igreja dos Apóstolos.
Carta à Igreja de Esmirna
8“Ao anjo da igreja em Esmirna, escreva:
“Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver.
9“Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás. 10 Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. O Diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.
11“Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte.
O Senhor envia esta carta à sua querida Igreja de Esmirna. Ele afirma que Ele conhece os problemas que ela enfrenta, mas apesar disso ela é rica. Quem tem Jesus, tem tudo! Todo sofrimento vivido aqui é temporário.
“Esmirna era uma importante cidade portuária a 56 km ao norte de Éfeso. O culto ao imperador romano e a presença de uma grande população judaica tornava a vida difícil para os cristãos em Esmirna. No entanto, essa igreja e a de Filadélfia são as duas únicas das sete que não foram repreendidas por Cristo em nenhum aspecto.” Biblioteca Bíblica
“Esmirna tem o significado de ‘mirra’, que por sua vez, significa ‘perfume’ ou cheiro suave’. A mirra teve um vasto uso em todo o passado distante, sendo considerada uma das mais finas especiarias. Entrou na composição aromática do óleo da unção do santuário, seu mobiliário e seus sacerdotes (Êxodo 30:23).”
Esmirna realmente possuía a planta mirra;
Em 303 d.C. a cidade de Esmirna se tornou arena para a morte de muitos cristãos. Eles eram mortos por leões, colocados em estacas ou então queimados vivos.
Tinha como líder da Igreja Policarpo. Ele não negou Jesus, mesmo quando o Imperador Romano exigiu que ele jurasse por César e amaldiçoasse a Cristo. Ele permaneceu firme e fiel a Jesus no seu “último momento”.
No versículo 10, o Biblioteca Bíblica diz: “A expressão tereis uma tribulação de dez dias tem sido entendida como dez curtos ataques de perseguição durante a época do Novo Testamento, mas é mais provável que signifique sofrimento durante dez dias, dez meses ou um breve período na época atual. A coroa da vida pode ser a coroa da vitória do mártir, acompanhando o costume grego comum de dar uma coroa de flores ou louros aos vencedores nos eventos atléticos. Em Tiago 1.12, também é prometido a coroa da vida aos que perseverarem na fé durante as provações. Tal perseverança resultará na satisfação suprema de vida no Reino de Deus.”
“No meio dos seus sofrimentos, esses fiéis mártires puderam lançar suas esperanças no Salvador, o primeiro e o último, que foi morto, mas que vive (Apocalipse 2:8). Ninguém, nem antes e nem depois dEle apresentou-se para morrer e levar sobre si os pecados da humanidade. O Senhor Jesus foi atribulado, perseguido e morto, mas triunfou ao ser chamado à vida por Seu Pai através da ressurreição. Os cristãos nesta fase da história podiam valer-se da vitória de Cristo e destemidamente enfrentar a calamidade a que eles estavam sujeitos com plena segurança de que Ele os faria também triunfar sobre a morte, na gloriosa ressurreição que ocorrerá quando da Sua vinda a esta Terra.” Verdade em Foco
Sobre o versículo 11: “No entanto, a segunda morte se refere a experiência da morte eterna no lago de fogo (Ap 20.14,15). Nenhum cristão irá experimentá-la, pois o vencedor não sofrerá nenhuma perda de qualquer espécie; afinal, ao crente fiel está reservada a coroa da vida, uma experiência maravilhosa de vida no futuro. Assim, ele alcança não só a isenção da segunda morte, mas também uma experiência de vida mais abundante (Jo 10.10).”Biblioteca Bíblica
Esmirna representa a Igreja Perseguida do século 2 ao século 4 d.C.
Carta à Igreja de Pérgamo
12“Ao anjo da igreja em Pérgamo, escreva:
“Estas são as palavras daquele que tem a espada afiada de dois gumes.
13“Sei onde você vive—onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita.
14“No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual. 15 De igual modo você tem também os que se apegam aos ensinos dos nicolaítas. 16 Portanto, arrependa-se! Se não, virei em breve até você e lutarei contra eles com a espada da minha boca.
17“Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe.
“Pérgamo (em grego: Πέργαμος; romaniz.: Pérgamos), hoje conhecida por Bergama foi uma antiga cidade grega rica e poderosa na Eólia. Está localizada a 26 quilômetros da costa do mar Egeu, em um promontório no lado norte do rio Caicos (atual Bakırçay) e a noroeste da moderna cidade de Bergama (hoje território da Turquia.” Wikipédia
Esta cidade possuía muitos templos pagãos e uma biblioteca enorme. Infelizmente foi lá que foi instituído o primeiro culto de adoração ao Imperador vivo, em 29 a.C., na época de Augusto. Talvez seja por isso que Jesus disse que é lá que o Inimigo tem o trono dele. Talvez seja também referência ao templo de Zeus que foi descoberto, desmontado e está no Museu de Berlim nos dias de hoje.
Antipas era o provável pastor dessa Igreja. Uma tradição diz que ele morreu queimado.
“A doutrina de Balaão'' é explicada pela sua origem no Antigo Testamento (Nm 22 — 24-25; 31). Balaque contratou Balaão para desviar o coração de Israel para longe do Senhor. Aparentemente, uma sedução parecida estava acontecendo na igreja de Pérgamo, principalmente em relação aos ídolos e a prostituição (At 15.20).” Biblioteca Bíblica
Aparentemente a doutrina dos nicolaítas era muito parecida com a de Balaão. Enquanto Éfeso odiava essa doutrina maligna, em Pérgamo existiam pessoas que eram apegadas a ela. Com isso, Jesus chama sua Igreja ao arrependimento.
“Houve uma exigência para que a Igreja exercitasse a disciplina. A vinda de Cristo mencionada aqui se refere a uma visitação judicial em rápido juízo de acordo com a Palavra de Deus.” Biblioteca Bíblica
“Quem, em meio a terríveis circunstâncias, vencer pela fé (v.13-15) receberá o privilégio de comer do maná escondido, que, assim como a pedra branca e o novo nome, é uma recompensa futura pela fidelidade a Deus. O maná escondido lembra o alimento celestial que sustentou Israel no deserto (Êx 16.4,14,15,31), uma porção do qual foi colocado dentro da arca como um memorial (Ex 16.32,33; Há 9.4). Os crentes em Pérgamo estavam envolvidos com festividades pagãs, nas quais eles comiam alimentos sacrificados aos ídolos e cometiam imoralidade sexual (Ap 2.14). A promessa de Jesus, então, é destinada aos que se recusavam a aceitar tais convites e a participar dessas festas. Para estes, haveria um banquete melhor no céu. O maná escondido também sugere uma comunhão especial com Jesus (Lc 14.7-11; 22.28-30). Aos vencedores é prometido o alimento sobrenatural na condição ressurreta para capacitá-los efetivamente a função de corregentes no Reino de Cristo. Na época de João, a pedra branca podia significar isenção de custas legais, mas parece mais adequado relacioná-la ao costume, nos jogos atléticos gregos, de se oferecer uma pedra branca ao vencedor de uma competição, ou aos gladiadores que tinham conquistado a admiração do público e recebido permissão para se retirarem de combates futuros. Esse símbolo da vitória sobre os inimigos de Deus não pode ser separado de um novo nome, que identifica o cristão obediente cujo caráter é fiel até o fim, diferenciado da maioria.” Biblioteca Bíblica
Do 4º ao 6º século, muitas tradições que não existiam no Cristianismo foram adicionadas, como também o Império Romano estabelece o líder de todas as Igrejas Cristãs, começando então a mandar e interferir onde não deveriam. Pérgamo, então, representa a Igreja nesse período.
Carta à Igreja de Tiatira
18“Ao anjo da igreja em Tiatira, escreva:
“Estas são as palavras do Filho de Deus, cujos olhos são como chama de fogo e os pés como bronze reluzente.
19“Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança, e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio.
20“No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos. 21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender. 22 Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica. 23 Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras. 24 Aos demais que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás, digo: Não porei outra carga sobre vocês; 25 tão somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha.
26“Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações.
27“ ‘Ele as governará com cetro de ferro
e as despedaçará como a um vaso de barro.’
28 Eu lhe darei a mesma autoridade que recebi de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã. 29 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Esta Igreja tinha qualidades muito boas: fé, amor, perseverança e era muito trabalhadora. Jesus a elogiou por essas qualidades excelentes.
Apesar dos pontos positivos, ela tinha um problema sério: ela tolerava Jezabel. Não sabemos ao certo se Jezabel aqui era uma mulher naquele tempo ou então seria apenas uma representação simbólica de Jezabel lá do Velho Testamento (1 Reis 16; 2 Reis 9). O ponto é que alguns servos do Senhor estavam sendo seduzidos por ela para se prostituírem e a comerem alimentos sacrificados a ídolos. Ela os fazia pecar e não se arrependia disso, mesmo Deus dando tempo a ela para isso. Deus é paciente e teve paciência com ela, porém já não dava mais para continuar assim. “Então, não existe nenhum apelo para o arrependimento nessa mensagem; apenas anúncio do juízo.” Biblioteca Bíblica
“Se a igreja de Tiatira estava falhando em disciplinar Jezabel e os que com ela se prostituíam, o Senhor não falharia em sua disciplina. Na sentença provavelmente há um contraste entre o leito de prostituição e o leito de enfermidade. Aquela que deliberadamente e insistentemente havia se deitado numa cama para se prostituir, agora se deitaria numa cama enferma. Então na carta parece que o Senhor promete punir Jezabel com alguma enfermidade. Mas o castigo divino não pararia por aí. Aqueles que aceitaram os ensinos daquela mulher e se prostituíram com ela, seriam colocados em grande tribulação. Além disso, os chamados “filhos de Jezabel” também seriam mortos. Nesse ponto os estudiosos possuem diferentes interpretações. Em resumo, alguns defendem que esses filhos eram seus filhos espirituais; ou seja, todos aqueles que já tinham aceitado sem qualquer reserva e de forma irreversível às práticas ensinadas por Jezabel. Outros defendem que esses filhos eram, na verdade, literalmente os filhos naturais de Jezabel.” Estilo Adoração
Quem não se contaminou, Jesus fala que eles não sofrerão com outra carga. Ele diz também para eles se apegarem ao que eles já têm até Ele vir. Essas pessoas tinham Deus e incríveis qualidades como Igreja.
Jesus governará e destruirá todo o mal.
O nosso Deus não é nem um pouco egoísta. Ele quer nos dar a mesma autoridade que Ele recebeu do Pai. A nós, pecadores. Nós reinaremos e participaremos do esplendor de Jesus Cristo, Rei dos Reis, Senhor dos Senhores.
Segundo o Dr. Rodrigo Silva, esta Igreja representa a Igreja nos séculos 6 até o 16, pois ela adotou características de nepotismo e também perseguia aqueles que discordavam dela. Este período é o da Idade Média.
Comentários
Postar um comentário