Apocalipse 3:14-22
Carta à Igreja de Laodiceia
14“Ao anjo da igreja em Laodiceia, escreva:
“Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus.
15“Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! 16 Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. 17 Você diz: ‘Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada’. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego, e que está nu. 18 Dou este conselho: Compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.
19“Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se. 20 Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.
21“Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono. 22 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”.
Sobre a Cidade de Laodiceia
Laodiceia era uma cidade muito rica da Ásia. Além de rica, ela também era notável por ter uma escola de medicina famosa. A especialização dessa escola era a saúde dos olhos e ouvidos. Os médicos de lá desenvolveram um colírio que ficou popular naquele tempo.
Desde da época do Antigo Testamento esta cidade tinha como judeus como parte dos moradores;
A cidade possuía um ótimo sistema rodoviário, o que facilitou o crescimento comercial e industrial daquele local.
Era moradia de milionários romanos.
Foi uma cidade que sofreu abalos por terremotos. Em um deles, na década de 60 d.C., os moradores de lá recusaram ajuda do Império Romano, pois eles achavam que eram ricos e que não precisavam do auxílio deles para a reconstrução da cidade.
Sobre a Carta à Laodiceia
Quando Jesus diz: “Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus”, Ele quer dizer que:
Ele é Aquele que Confirma o Evangelho de Deus e também o Ministério da Igreja (por isso “palavras do Amém”);
Sobre a testemunha fiel e verdadeira nós falamos sobre isso no capítulo 1.
E sobre Jesus ser “O soberano da criação de Deus”: “A frase sobre a criação tem sido interpretada por alguns para ensinar que Jesus é o primeiro ser que Deus criou, o que, certamente, não é comprovado pela gramática grega e contraria outras passagens bíblicas. Cristo é descrito em outras passagens do Novo Testamento como eterno (Jo 1.1-3); o próprio Deus (Jo 8.58; Fp 2.6; Tt 2.13). Em Apocalipse, há referência a Ele como o Primeiro e o Último, o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Na verdade, a palavra grega arche, nesse versículo, traduzida como princípio, significa originador, criador; assim, a frase poderia ser melhor traduzida como: ‘Aquele que origina a criação’”. Biblioteca Bíblica
Esta Igreja precisava se reaproximar do Senhor urgentemente e se tornar quente no amor ao Senhor.
Como falamos anteriormente, os cidadãos desta cidade se achavam ricos e que não precisavam de ajuda, porém o que Jesus disse a eles foi: “Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego, e que está nu. 18 Dou este conselho: Compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.” Eles poderiam ser ricos materialmente falando, mas espiritualmente não. Embora ajudassem as pessoas a enxergarem, literalmente falando, espiritualmente eles estavam cegos. Jesus os chama para que os problemas deles sejam todos solucionados. Isto dependia apenas da Igreja querer isso também.
Apesar de nossos erros e falhas, o nosso Senhor continua nos chamando, até mesmo quando estamos distantes dEle. Ele nos chama individualmente, como também chama a Igreja como todo a estar mais uma vez com Ele, para ter a comunhão recuperada.
Ele tem misericórdia de nós e nos ama, por isso Ele nos repreende e nos disciplina quando precisamos.
Esta parte que o Senhor diz “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.” me lembra a música: O Carpinteiro (Clipe Oficial) - Alessandro Vilas Boas | Som do Reino
Segundo o Dr. Rodrigo Silva, esta Igreja representa a Igreja nos tempos atuais.
Devemos fazer a auto análise e verificar em qual estado nós estamos. Estamos frios? Mornos? Quentes? Precisamos voltar ao primeiro amor? estamos amando realmente ao Senhor? E entre outras questões… estas cartas do Senhor são maravilhosas para nos ajudar a fazer isso e também nos faz conhecer mais sobre Jesus.
Comentários
Postar um comentário