SOBRE OS 144 MIL (continuação):
“Uma vez que as 12 tribos de Apocalipse 7 devem ser interpretadas simbolicamente, eu não vejo porque o número (144 mil) teria que ser literal.”
Em muitas culturas os números têm significados. Aqui no Brasil mesmo nós temos o número 13 lembrando o azar e quando queremos falar que um(a) aluno(a) é ótimo nós falamos que ele(a) é nota 10. Já em Portugal nós temos que falar que o(a) aluno(a) é nota 20, porque a média de lá difere da nossa.
“Nos tempos Bíblicos os números também tinham valores simbólicos agregados a eles, mas não confunda isso com numerologia cabalística ou misticismo. É apenas uma questão de figura de linguagem, sem nenhum misticismo detrás.”
Exemplos na Bíblia de números representando algo:
Número 40 = preparo e disciplina. 40 dias no deserto, 40 dias e noites, Jesus jejuando 40 dias antes de começar o ministério dEle, etc.
Número 1000 = quantidade muito grande que ninguém pode numerar.
Número 7 = perfeição. 7 dias da semana, o Shabat (o sétimo dia), 7 trombetas, 7 pragas…
“Agora preste atenção, quando eles queriam criar o superlativo do significado primário de um número eles multiplicavam. Por exemplo, Pedro perguntou a Jesus: ‘Quantas vezes devo perdoar o meu próximo? Até 7 vezes? (isto é, de maneira perfeita?)’. Jesus respondeu: ‘Não digo, Pedro, até 7, mas 70x7 (isto é, de maneira perfeitíssima. Superlativo).’ Percebeu? O mesmo hiato de tempo que Deus deu para Israel se arrepender: 70 semanas x 7, 490.”
“Doze na cultura Bíblica significa ‘povo de Deus’. Assim você tem os 12 filhos de Jacó, as 12 tribos de Israel, os 12 apóstolos, as 12 portas da Nova Jerusalém. Então no capítulo 7 de Apocalipse você tem os 144 mil justamente como resultado de uma operação matemática. Assim como Jesus respondeu para Pedro 70x7, aqui nós temos 12x12x1000, que quer dizer: o povo de Deus inumerável.”
SOBRE O SELAMENTO:
“Tudo indica que Ezequiel 9 estava por detrás da imagem de Apocalipse 7.”
"E o selamento de Ezequiel e Apocalipse significa: a proteção do Povo de Deus em relação aos juízos que caem sobre a terra."
Comentários
Postar um comentário