Pular para o conteúdo principal

AS SETE TROMBETAS (Introdução - parte 2)

Antes de continuarmos com os nossos estudos, vamos reler sobre O Último Selo e o início das Sete Trombetas para entendermos melhor sobre o que realmente se trata esta parte de Apocalipse que estamos estudando: 

O Sétimo Selo e o Incensário de Ouro

1Quando ele abriu o sétimo selo, houve silêncio nos céus cerca de meia hora.

2Vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus; a eles foram dadas sete trombetas.

3Outro anjo, que trazia um incensário de ouro, aproximou-se e ficou em pé junto ao altar. A ele foi dado muito incenso para oferecer com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro diante do trono. 4E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos. 5Então o anjo pegou o incensário, encheu-o com fogo do altar e lançou-o sobre a terra; e houve trovões, vozes, relâmpagos e um terremoto.

  • João aqui fala de altar, incensário e incenso. Estes elementos já são familiares para nós, pois eles também faziam parte do Templo na época de Jesus. A estrutura do Templo é semelhante ao do Santuário, por isso que entendendo mais a configuração deles, fica mais fácil imaginar e entender as visões presentes neste livro.
  • No Templo existia um altar alto que o sacerdote subia por uma escada para oferecer os sacrifícios. Em Apocalipse 6:9-10 João vê as almas dos mártires embaixo do altar. 


  • "Na visão do Apocalipse, João contemplou o fogo do incensário sendo derramado sobre a Terra como uma medida de julgamento de Deus. E curiosamente, o fogo do incensário veio do altar onde as orações dos Santos eram oferecidas. O lançamento do incensário cheio de fogo na Terra significava que Deus não só ouviu as orações dos salvos, mas também teve um papel ativo em responder o seu pedido." Rodrigo Silva
  • Em Apocalipse 8:5 nós vemos que "… houve trovões, vozes, relâmpagos e um terremoto." Quando nós vemos esses elementos, nós podemos ter expectativa de que o Senhor está prestes a dizer ou fazer algo importante. 
  • "Deus apareceu em uma nuvem densa para falar com Moisés no Monte Sinai e a nuvem foi acompanhada de relâmpagos, trovões e trombetas que fizeram as pessoas tremerem. Você vê isso em Êxodo 19. Logo, antes de Deus receber Cristo ao Seu lado direito, João disse que do Trono de Deus também saiam relâmpagos, trovões e vozes.  Apocalipse 4:5." 
  • As Trombetas são juízos históricos do Senhor mesclados de misericórdia. Deus deseja atender as orações dos Santos e, ao mesmo tempo, converter os ímpios. 
  • Em Ezequiel 33:11 nós lemos: "11Diga-lhes: Juro pela minha vida, palavra do Soberano, o Senhor, que não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam." 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE A SEXTA TROMBETA

 APOCALIPSE 9:13-21 13 O sexto anjo tocou a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das pontas  do altar de ouro que está diante de Deus.  14 Ela disse ao sexto anjo que tinha a trombeta: “Solte os quatro anjos que estão amarrados junto ao grande rio Eufrates”.  15 Os quatro anjos, que estavam preparados para aquela hora, dia, mês e ano, foram soltos para matar um terço da humanidade.  16 O número dos cavaleiros que compunham os exércitos era de duzentos milhões; eu ouvi o seu número. 17 Os cavalos e os cavaleiros que vi em minha visão tinham este aspecto: as suas couraças eram vermelhas como o fogo, azuis como o jacinto e amarelas como o enxofre. A cabeça dos cavalos parecia a cabeça de um leão, e da boca lançavam fogo, fumaça e enxofre.  18 Um terço da humanidade foi morto pelas três pragas: de fogo, fumaça e enxofre, que saíam da boca dos cavalos.  19 O poder dos cavalos estava na boca e na cauda; pois a cauda deles era como cobra; com a cabeça feria...

Apocalipse 5

  O Livro e o Cordeiro 1 Então vi na mão direita daquele que está assentado no trono um livro em forma de rolo, escrito de ambos os lados e selado com sete selos. 2 Vi um anjo poderoso, proclamando em alta voz: “Quem é digno de romper os selos e de abrir o livro?” 3 Mas não havia ninguém, nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, que pudesse abrir o livro ou sequer olhar para ele. 4 Eu chorava muito, porque não havia ninguém que fosse digno de abrir o livro e de olhar para ele. 5 Então um dos anciãos me disse: “Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”.   COMENTÁRIOS : Segundo o site Estilo Adoração, esse rolo (pergaminho) que está selado com 7 selos e escrito dos dois lados representa todo o plano de Deus, plano esse que é eterno e é sobre todas as coisas. Nada foi esquecido pelo nosso Senhor e é isso que o fato do pergaminho está escrito por dentro e por fora representa. João chorou quando ouviu que ning...

Apocalipse 3:1-6 (Carta à Igreja de Sardes)

  Apocalipse 3:1-6 Carta à Igreja de Sardes 1 “Ao anjo da igreja em Sardes, escreva: “Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. “Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. 2 Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus. 3 Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas, se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você. 4 “No entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos. 5 O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. 6 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.  Sobre Sardes              ...