Pular para o conteúdo principal

AS SETE TROMBETAS (Introdução - parte 2)

Antes de continuarmos com os nossos estudos, vamos reler sobre O Último Selo e o início das Sete Trombetas para entendermos melhor sobre o que realmente se trata esta parte de Apocalipse que estamos estudando: 

O Sétimo Selo e o Incensário de Ouro

1Quando ele abriu o sétimo selo, houve silêncio nos céus cerca de meia hora.

2Vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus; a eles foram dadas sete trombetas.

3Outro anjo, que trazia um incensário de ouro, aproximou-se e ficou em pé junto ao altar. A ele foi dado muito incenso para oferecer com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro diante do trono. 4E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos. 5Então o anjo pegou o incensário, encheu-o com fogo do altar e lançou-o sobre a terra; e houve trovões, vozes, relâmpagos e um terremoto.

  • João aqui fala de altar, incensário e incenso. Estes elementos já são familiares para nós, pois eles também faziam parte do Templo na época de Jesus. A estrutura do Templo é semelhante ao do Santuário, por isso que entendendo mais a configuração deles, fica mais fácil imaginar e entender as visões presentes neste livro.
  • No Templo existia um altar alto que o sacerdote subia por uma escada para oferecer os sacrifícios. Em Apocalipse 6:9-10 João vê as almas dos mártires embaixo do altar. 


  • "Na visão do Apocalipse, João contemplou o fogo do incensário sendo derramado sobre a Terra como uma medida de julgamento de Deus. E curiosamente, o fogo do incensário veio do altar onde as orações dos Santos eram oferecidas. O lançamento do incensário cheio de fogo na Terra significava que Deus não só ouviu as orações dos salvos, mas também teve um papel ativo em responder o seu pedido." Rodrigo Silva
  • Em Apocalipse 8:5 nós vemos que "… houve trovões, vozes, relâmpagos e um terremoto." Quando nós vemos esses elementos, nós podemos ter expectativa de que o Senhor está prestes a dizer ou fazer algo importante. 
  • "Deus apareceu em uma nuvem densa para falar com Moisés no Monte Sinai e a nuvem foi acompanhada de relâmpagos, trovões e trombetas que fizeram as pessoas tremerem. Você vê isso em Êxodo 19. Logo, antes de Deus receber Cristo ao Seu lado direito, João disse que do Trono de Deus também saiam relâmpagos, trovões e vozes.  Apocalipse 4:5." 
  • As Trombetas são juízos históricos do Senhor mesclados de misericórdia. Deus deseja atender as orações dos Santos e, ao mesmo tempo, converter os ímpios. 
  • Em Ezequiel 33:11 nós lemos: "11Diga-lhes: Juro pela minha vida, palavra do Soberano, o Senhor, que não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam." 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS SETE TROMBETAS (Introdução)

INTRODUÇÃO AS TROMBETAS E O VELHO TESTAMENTO :  Segundo o pastor, teólogo e arqueólogo Rodrigo Silva, as trombetas fazem parte das vitórias como também das batalhas nos tempos bíblicos. Além disso, elas são mencionadas 72 vezes no Antigo Testamento. Vejamos alguns exemplos:  Em Êxodo 29:16-19, em que na revelação do Sinai foi ouvido o som de trombeta.  Na Tomada de Jericó, onde nós vemos que com o som das trombetas os muros caíram. As Trombetas também aparecem outras vezes relacionadas à força, admiração e medo. - DIA DAS TROMBETAS : É uma das sete festas judaicas. No Antigo Testamento nós vemos que ela marca o início dos dez dias de arrependimento diante do Senhor. Rodrigo Silva fez um paralelo entre estes dias de consagração e com a então chamada "Grande Tribulação". Como falamos antes, essa festa judaica era para as pessoas se arrependerem dos seus pecados. Não seriam também os dias em que a Terra é engolida por guerras, fomes, epidemias, terremotos e doenças um tempo ...

Apocalipse 4

  O Trono no Céu 1 Depois dessas coisas olhei, e diante de mim estava uma porta aberta no céu. A voz que eu tinha ouvido no princípio, falando comigo como trombeta, disse: “Suba para cá, e mostrarei a você o que deve acontecer depois dessas coisas”. 2 Imediatamente me vi tomado pelo Espírito, e diante de mim estava um trono no céu e nele estava assentado alguém. 3 Aquele que estava assentado era de aspecto semelhante a jaspe e sardônio. Um arco-íris, parecendo uma esmeralda, circundava o trono, 4 ao redor do qual estavam outros vinte e quatro tronos, e assentados neles havia vinte e quatro anciãos. Eles estavam vestidos de branco e na cabeça tinham coroas de ouro. 5 Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante dele estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus. 6 E diante do trono havia algo parecido com um mar de vidro, claro como cristal. No centro, ao redor do trono, havia quatro seres viventes cobertos de olhos, tanto na frente como atrás. 7 O pr...

Tito 1

  Paulo era Apóstolo do Senhor para fé e conhecimento aos eleitos do nosso Pai Celestial; Fundação da fé e conhecimento: esperança da vida eterna; Nosso Deus nunca mente; Ele nos prometeu a vida eterna antes dos tempos eternos; Tito 1:5-15  A tarefa de Tito em Creta Para ser Bispo de Deus, o homem precisa ser exemplo , preenchendo assim os “requisitos” para isso; O que estava acontecendo em Creta é que muitos enganadores estavam enganando ao povo ensinando coisas erradas, apenas por ganância. Fazendo então que famílias inteiras fossem arruinadas. Alguém de Deus precisava dar um basta nisso e Paulo pediu então que Tito fizesse isso.   “Portanto, repreenda-os severamente, para que sejam sadios na fé e não deem atenção a lendas judaicas nem a mandamentos de homens que rejeitam a verdade.” Tito 1:13-14  Aparentemente aquela história de Lilith circulava desde os primórdios; Não podemos “dar palco” para  baboseiras; Até os profetas dos enganadores falavam quem eles er...