OS ANJOS
- Eles recebem tarefas da parte de Deus que vão desde a proteção ao juízo.
JESUS CRISTO COMO O ANJO DO SENHOR
- O próprio Deus, na pessoa de Jesus Cristo, tomou a forma de anjo. Quando Ele faz/fez isso, Ele é chamado de "O Anjo do Senhor", ou então como "O Príncipe do Exército do Senhor". Vejamos alguns exemplos:
- Quando Ele apareceu para Abraão para impedir o sacrifício de Isaque (Gênesis 22:15-17);
- Para Jacó no Vau de Jaboque (Gênesis 32:22-32);
- Para Moisés na sarça ardente (Êxodo 3:1-3);
- Jesus é Deus. Ele assumir a forma angelical em alguns momentos não diminui a divindade dEle. Por isso que mesmo em forma de anjo Ele aceitou ser adorado, como podemos ver em Josué 5:13-15. Um anjo nunca aceitaria adoração, como podemos ver em Apocalipse 22:8-9.
- Cristo aparece de formas diferentes no livro de Apocalipse. No início Ele aparece de uma forma gloriosa, depois como Leão da Tribo de Judá e em seguida como um Cordeiro degolado que estava sentado no Trono de Deus. Nesta parte que estamos estudando, Ele aparece como um Anjo sobre o altar. Este anjo é diferente. Ele age como Sacerdote, pois pega o incenso do altar de sacrifícios e o leva para um altar de incensos, ou seja, Ele está fazendo a obra de um Sacerdote. Em Hebreus nós vemos que Jesus é o nosso Sumo Sacerdote no céu. "Logo, a atividade desse anjo é a mesma de Cristo no Santuário Celestial, de modo que é possível identificar um com o outro."
- O Apocalipse mostra a realidade Celestial por meio de imagens e símbolo, visando tornar o quadro mais acessível e didático para os leitores. Por isso que Jesus é mostrado de formas diferentes neste livro. Jesus Cristo é Deus e não um camaleão.
- Vamos ver alguns textos da Bíblia que mostram algumas figuras de expressão sobre O Senhor que nos ajudam a ter uma ideia de como Ele é (mas obviamente elas não dizem tudo sobre Ele):
- Deus nos cobrindo com Suas penas/asas (Salmo 91:4);
- Deus se compara a uma mãe que consola (Isaías 66:13);
- Deus como uma ursa que teve os filhos roubados (Oseias 13:8);
- Sobre o título que Deus é chamado constantemente, até pelo próprio Cristo, que no caso é "Pai": "Devemos saber que Deus é um Pai, mas não como um pai no sentido humano, porque um homem para ser pai tem que ter uma mulher que engravida dele para juntos gerarem um filho. Deus não precisa de esposa para gerar filhos, portanto as comparações são limitadas."
A RESPEITO DAS SETE TROMBETAS
- Quando lemos sobre elas, nós vemos que as trombetas afetam uma terça parte da natureza;
- As floretas são incendiadas, os animais marinhos morrem, as águas doces são contaminadas. Além dessas coisas, o sol, a lua e as estrelas perdem parte do brilho que eles possuem.
- Nós vemos também que os flagelos do Apocalipse lembra as pragas do Egito:
- Em Êxodo 9, o Egito sofre devido a uma saraiva misturada com fogo. Em Apocalipse a terra seca é atacada com o mesmo;
- Em Apocalipse, uma terça parte do mar se transforma em sangue e morrem todos os peixes. Em Êxodo, o Nilo também se transforma em sangue, matando assim os mesmos animais. Quando vemos em Sofonias sobre O Grande Dia do Senhor, os peixes também são mencionados na "lista" das coisas que serão destruídas por Deus (Sofonias 1:3);
- Sobre a terceira trombeta, não há um paralelo direto entre a estrela que caiu do céu e o Velho Testamento, mas há em relação à água amarga. O verso 11 de Apocalipse 8 chama a estrela caída de Absinto. Absinto é um dos nomes de uma planta amarga chamada "artemísia". Em Jeremias 9:15 Deus diz que fará o povo comer "absinto" devido à idolatria, dureza do coração e desobediência do povo de Israel. Ou seja, a amargura é uma representação do Juízo do Senhor sobre os pecadores;
- Na quarta trombeta, os elementos celestiais foram feridos, fazendo com que um terço do dia ficasse sem luz, como também um terço da noite, assim como no Egito que ficou às escuras.
FONTE; AS SETE TROMBETAS - PARTE 2
Comentários
Postar um comentário