Pular para o conteúdo principal

OS ANJOS, JESUS CRISTO E AS SETE TROMBETAS




OS ANJOS

- Eles recebem tarefas da parte de Deus que vão desde a proteção ao juízo. 

JESUS CRISTO COMO O ANJO DO SENHOR

- O próprio Deus, na pessoa de Jesus Cristo, tomou a forma de anjo. Quando Ele faz/fez isso, Ele é chamado de "O Anjo do Senhor", ou então como "O Príncipe do Exército do Senhor". Vejamos alguns exemplos: 
  • Quando Ele apareceu para Abraão para impedir o sacrifício de Isaque (Gênesis 22:15-17);
  • Para Jacó no Vau de Jaboque (Gênesis 32:22-32);
  • Para Moisés na sarça ardente (Êxodo 3:1-3);
- Jesus é Deus. Ele assumir a forma angelical em alguns momentos não diminui a divindade dEle. Por isso que mesmo em forma de anjo Ele aceitou ser adorado, como podemos ver em Josué 5:13-15. Um anjo nunca aceitaria adoração, como podemos ver em Apocalipse 22:8-9.

- Cristo aparece de formas diferentes no livro de Apocalipse. No início Ele aparece de uma forma gloriosa, depois como Leão da Tribo de Judá e em seguida como um Cordeiro degolado que estava sentado no Trono de Deus. Nesta parte que estamos estudando, Ele aparece como um Anjo sobre o altar. Este anjo é diferente. Ele age como Sacerdote, pois pega o incenso do altar de sacrifícios e o leva para um altar de incensos, ou seja, Ele está fazendo a obra de um Sacerdote. Em Hebreus nós vemos que Jesus é o nosso Sumo Sacerdote no céu. "Logo, a atividade desse anjo é a mesma de Cristo no Santuário Celestial, de modo que é possível identificar um com o outro."

- O Apocalipse mostra a realidade Celestial por meio de imagens e símbolo, visando tornar o quadro mais acessível e didático para os leitores. Por isso que Jesus é mostrado de formas diferentes neste livro. Jesus Cristo é Deus e não um camaleão. 

- Vamos ver alguns textos da Bíblia que mostram algumas figuras de expressão sobre O Senhor que nos ajudam a ter uma ideia de como Ele é (mas obviamente elas não dizem tudo sobre Ele): 
  • Deus nos cobrindo com Suas penas/asas (Salmo 91:4);
  • Deus se compara a uma mãe que consola (Isaías 66:13);
  • Deus como uma ursa que teve os filhos roubados (Oseias 13:8);

- Sobre o título que Deus é chamado constantemente, até pelo próprio Cristo, que no caso é "Pai": "Devemos saber que Deus é um Pai, mas não como um pai no sentido humano, porque um homem para ser pai tem que ter uma mulher que engravida dele para juntos gerarem um filho. Deus não precisa de esposa para gerar filhos, portanto as comparações são limitadas."

A RESPEITO DAS SETE TROMBETAS

- Quando lemos sobre elas, nós vemos que as trombetas afetam uma terça parte da natureza;
- As floretas são incendiadas, os animais marinhos morrem, as águas doces são contaminadas. Além dessas coisas, o sol, a lua e as estrelas perdem parte do brilho que eles possuem. 
- Nós vemos também que os flagelos do Apocalipse lembra as pragas do Egito: 
  • Em Êxodo 9, o Egito sofre devido a uma saraiva misturada com fogo. Em Apocalipse a terra seca é atacada com o mesmo;
  • Em Apocalipse, uma terça parte do mar se transforma em sangue e morrem todos os peixes. Em Êxodo, o Nilo também se transforma em sangue, matando assim os mesmos animais. Quando vemos em Sofonias sobre O Grande Dia do Senhor, os peixes também são mencionados na "lista" das coisas que serão destruídas por Deus (Sofonias 1:3);
  • Sobre a terceira trombeta, não há um paralelo direto entre a estrela que caiu do céu e o Velho Testamento, mas há em relação à água amarga. O verso 11 de Apocalipse 8 chama a estrela caída de Absinto. Absinto é um dos nomes de uma planta amarga chamada "artemísia". Em Jeremias 9:15 Deus diz que fará o povo comer "absinto" devido à idolatria, dureza do coração e desobediência do povo de Israel. Ou seja, a amargura é uma representação do Juízo do Senhor sobre os pecadores;
  • Na quarta trombeta, os elementos celestiais foram feridos, fazendo com que um terço do dia ficasse sem luz, como também um terço da noite, assim como no Egito que ficou às escuras. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS SETE TROMBETAS (Introdução)

INTRODUÇÃO AS TROMBETAS E O VELHO TESTAMENTO :  Segundo o pastor, teólogo e arqueólogo Rodrigo Silva, as trombetas fazem parte das vitórias como também das batalhas nos tempos bíblicos. Além disso, elas são mencionadas 72 vezes no Antigo Testamento. Vejamos alguns exemplos:  Em Êxodo 29:16-19, em que na revelação do Sinai foi ouvido o som de trombeta.  Na Tomada de Jericó, onde nós vemos que com o som das trombetas os muros caíram. As Trombetas também aparecem outras vezes relacionadas à força, admiração e medo. - DIA DAS TROMBETAS : É uma das sete festas judaicas. No Antigo Testamento nós vemos que ela marca o início dos dez dias de arrependimento diante do Senhor. Rodrigo Silva fez um paralelo entre estes dias de consagração e com a então chamada "Grande Tribulação". Como falamos antes, essa festa judaica era para as pessoas se arrependerem dos seus pecados. Não seriam também os dias em que a Terra é engolida por guerras, fomes, epidemias, terremotos e doenças um tempo ...

Apocalipse 4

  O Trono no Céu 1 Depois dessas coisas olhei, e diante de mim estava uma porta aberta no céu. A voz que eu tinha ouvido no princípio, falando comigo como trombeta, disse: “Suba para cá, e mostrarei a você o que deve acontecer depois dessas coisas”. 2 Imediatamente me vi tomado pelo Espírito, e diante de mim estava um trono no céu e nele estava assentado alguém. 3 Aquele que estava assentado era de aspecto semelhante a jaspe e sardônio. Um arco-íris, parecendo uma esmeralda, circundava o trono, 4 ao redor do qual estavam outros vinte e quatro tronos, e assentados neles havia vinte e quatro anciãos. Eles estavam vestidos de branco e na cabeça tinham coroas de ouro. 5 Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante dele estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus. 6 E diante do trono havia algo parecido com um mar de vidro, claro como cristal. No centro, ao redor do trono, havia quatro seres viventes cobertos de olhos, tanto na frente como atrás. 7 O pr...

Tito 1

  Paulo era Apóstolo do Senhor para fé e conhecimento aos eleitos do nosso Pai Celestial; Fundação da fé e conhecimento: esperança da vida eterna; Nosso Deus nunca mente; Ele nos prometeu a vida eterna antes dos tempos eternos; Tito 1:5-15  A tarefa de Tito em Creta Para ser Bispo de Deus, o homem precisa ser exemplo , preenchendo assim os “requisitos” para isso; O que estava acontecendo em Creta é que muitos enganadores estavam enganando ao povo ensinando coisas erradas, apenas por ganância. Fazendo então que famílias inteiras fossem arruinadas. Alguém de Deus precisava dar um basta nisso e Paulo pediu então que Tito fizesse isso.   “Portanto, repreenda-os severamente, para que sejam sadios na fé e não deem atenção a lendas judaicas nem a mandamentos de homens que rejeitam a verdade.” Tito 1:13-14  Aparentemente aquela história de Lilith circulava desde os primórdios; Não podemos “dar palco” para  baboseiras; Até os profetas dos enganadores falavam quem eles er...