APOCALIPSE 8:8-9
8O segundo anjo tocou a sua trombeta, e algo como um grande monte em chamas foi lançado ao mar. Um terço do mar transformou-se em sangue, 9morreu um terço das criaturas do mar e foi destruído um terço das embarcações.
SOBRE O MONTE EM CHAMAS LANÇADO AO MAR:
- Segundo o site Estilo Adoração, a montanha em chamas sendo lançada no mar é uma descrição simbólica feita por João;
- "Montanha" se refere a um reino ou império frequentemente na Bíblia. Exemplos: Salmo 48:1-2, Salmo 78:68, Isaías 2:2-3, Isaías 13:4.
- Em Jeremias 51:24-25 a Babilônia é chamada de "montanha destruidora" e como "um monte que queima", ou seja, é a mesma imagem que estamos vendo na segunda trombeta.
- Em Jeremias 51:42 e Jeremias 51:63-64 vemos a Babilônia sendo coberta e afundada pelo mar, casando mais uma vez com Apocalipse 8:8.
- Babilônia tem o papel de símbolo apocalíptico na história de Israel.
SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ROMA E BABILÔNIA:
- Roma era a nova Babilônia, inimiga do povo de Deus. João quando queria se referir ao Império Romano aqui em Apocalipse, ele o chama de Babilônia.
- Nesta segunda trombeta fala que Roma receberá o castigo divino, mas não totalmente, pois é apenas a terça parte que será afetada.
- "A segunda trombeta, portanto, parece referir-se à Queda do Império Romano em 496 d.C., quando os bárbaros a invadiram e deram fim ao seu reinado." Já segundo o site Estilo Adoração, esta trombeta é sobre todos os desastres que ocorrem no mar, como, por exemplo, a morte de animais marinhos, como também a de tripulantes e passageiros das embarcações. Ela engloba também todos os problemas ecológicos, como também os problemas econômicos decorrentes dessas tragédias. Tudo isso é resultado do pecado do ser humano, que não só causa transtornos para ele mesmo, como também à natureza.
Fontes:
AS SETE TROMBETAS - PARTE 2 | EVIDÊNCIAS NT
AS SETE TROMBETAS DO APOCALIPSE - ESTILO ADORAÇÃO
Comentários
Postar um comentário