Pular para o conteúdo principal

SOBRE A QUINTA TROMBETA

APOCALIPSE 9:1-12

 1O quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que havia caído do céu sobre a terra. À estrela foi dada a chave do poço do Abismo. 2Quando ela abriu o Abismo, subiu dele fumaça como a de uma gigantesca fornalha. O sol e o céu escureceram com a fumaça que saía do Abismo. 3Da fumaça saíram gafanhotos que vieram sobre a terra, e lhes foi dado poder como o dos escorpiões da terra. 4Eles receberam ordens para não causar dano nem à relva da terra, nem a qualquer planta ou árvore, mas apenas àqueles que não tinham o selo de Deus na testa. 5Não lhes foi dado poder para matá-los, mas sim para causar-lhes tormento durante cinco meses. A agonia que eles sofreram era como a da picada do escorpião. 6Naqueles dias os homens procurarão a morte, mas não a encontrarão; desejarão morrer, mas a morte fugirá deles.
7Os gafanhotos pareciam cavalos preparados para a batalha. Tinham sobre a cabeça algo como coroas de ouro, e o rosto deles parecia rosto humano. 8Os cabelos deles eram como os de mulher e os dentes como os de leão. 9Tinham couraças como couraças de ferro, e o som das suas asas era como o barulho de muitos cavalos e carruagens correndo para a batalha. 10Tinham caudas e ferrões como de escorpiões e na cauda tinham poder para causar tormento aos homens durante cinco meses. 11Tinham um rei sobre eles, o anjo do Abismo, cujo nome, em hebraico, é Abadom e, em grego, Apoliom.
12O primeiro ai passou; dois outros ais ainda virão.



  • Sobre esta trombeta e a sexta, Rodrigo Silva disse que alguns teólogos acreditam que são sobre o erguimento dos muçulmanos e do Império Otomano, já outros acreditam que são sobre o domínio do secularismo no mundo moderno, porém é difícil "bater o martelo" e dizer qual pensamento está certo e errado; 
  • O site Estilo Adoração diz que o Inimigo incita o mal "e recebeu permissão para fazer com que demônios assolem a terra com suas operações malignas." 

  • O tormento causado pelos gafanhotos, que aqui simbolizam demônios, é tão grande que os ímpios vão procurar a morte e não vão encontrar. 
  • É importante ressaltar que estes "gafanhotos" têm permissão de causar sofrimento apenas naqueles que não tem o selo de Deus, ou seja, aos ímpios. 
  • É dito que os gafanhotos são insetos devastadores e insaciáveis, sendo então a simbologia utilizada aqui perfeita. 
  • "Cinco meses" provavelmente se referem ao tempo de vida do gafanhoto, levando em conta desde o tempo dele como larva. 
  • A grande fumaça que surge quando o poço do Abismo é aberto e então faz com que o céu e o sol sejam escurecidos "simbolizam a densidade da escuridão moral e espiritual promovida pelas forças do mal. Porém, por pior que seja esse cenário, não se trata de algo sem controle, pois o tempo de atuação desses demônios foi limitado por Deus." 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS SETE TROMBETAS (Introdução)

INTRODUÇÃO AS TROMBETAS E O VELHO TESTAMENTO :  Segundo o pastor, teólogo e arqueólogo Rodrigo Silva, as trombetas fazem parte das vitórias como também das batalhas nos tempos bíblicos. Além disso, elas são mencionadas 72 vezes no Antigo Testamento. Vejamos alguns exemplos:  Em Êxodo 29:16-19, em que na revelação do Sinai foi ouvido o som de trombeta.  Na Tomada de Jericó, onde nós vemos que com o som das trombetas os muros caíram. As Trombetas também aparecem outras vezes relacionadas à força, admiração e medo. - DIA DAS TROMBETAS : É uma das sete festas judaicas. No Antigo Testamento nós vemos que ela marca o início dos dez dias de arrependimento diante do Senhor. Rodrigo Silva fez um paralelo entre estes dias de consagração e com a então chamada "Grande Tribulação". Como falamos antes, essa festa judaica era para as pessoas se arrependerem dos seus pecados. Não seriam também os dias em que a Terra é engolida por guerras, fomes, epidemias, terremotos e doenças um tempo ...

Apocalipse 4

  O Trono no Céu 1 Depois dessas coisas olhei, e diante de mim estava uma porta aberta no céu. A voz que eu tinha ouvido no princípio, falando comigo como trombeta, disse: “Suba para cá, e mostrarei a você o que deve acontecer depois dessas coisas”. 2 Imediatamente me vi tomado pelo Espírito, e diante de mim estava um trono no céu e nele estava assentado alguém. 3 Aquele que estava assentado era de aspecto semelhante a jaspe e sardônio. Um arco-íris, parecendo uma esmeralda, circundava o trono, 4 ao redor do qual estavam outros vinte e quatro tronos, e assentados neles havia vinte e quatro anciãos. Eles estavam vestidos de branco e na cabeça tinham coroas de ouro. 5 Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante dele estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus. 6 E diante do trono havia algo parecido com um mar de vidro, claro como cristal. No centro, ao redor do trono, havia quatro seres viventes cobertos de olhos, tanto na frente como atrás. 7 O pr...

Tito 1

  Paulo era Apóstolo do Senhor para fé e conhecimento aos eleitos do nosso Pai Celestial; Fundação da fé e conhecimento: esperança da vida eterna; Nosso Deus nunca mente; Ele nos prometeu a vida eterna antes dos tempos eternos; Tito 1:5-15  A tarefa de Tito em Creta Para ser Bispo de Deus, o homem precisa ser exemplo , preenchendo assim os “requisitos” para isso; O que estava acontecendo em Creta é que muitos enganadores estavam enganando ao povo ensinando coisas erradas, apenas por ganância. Fazendo então que famílias inteiras fossem arruinadas. Alguém de Deus precisava dar um basta nisso e Paulo pediu então que Tito fizesse isso.   “Portanto, repreenda-os severamente, para que sejam sadios na fé e não deem atenção a lendas judaicas nem a mandamentos de homens que rejeitam a verdade.” Tito 1:13-14  Aparentemente aquela história de Lilith circulava desde os primórdios; Não podemos “dar palco” para  baboseiras; Até os profetas dos enganadores falavam quem eles er...