Pular para o conteúdo principal

SOBRE APOCALIPSE 11:3-14

 APOCALIPSE 11:3-15

3Darei poder às minhas duas testemunhas, e elas profetizarão durante mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco”. 4Estas são as duas oliveiras e os dois candelabros que permanecem diante do Senhor da terra. 5Se alguém quiser causar-lhes dano, da boca deles sairá fogo que devorará os seus inimigos. É assim que deve morrer qualquer pessoa que quiser causar-lhes dano. 6Estes homens têm poder para fechar o céu, de modo que não chova durante o tempo em que estiverem profetizando, e têm poder para transformar a água em sangue e ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes desejarem.
7Quando eles tiverem terminado o seu testemunho, a besta que vem do Abismo os atacará. E irá vencê-los e matá-los. 8Os seus cadáveres ficarão expostos na rua principal da grande cidade, que figuradamente é chamada Sodoma e Egito, onde também foi crucificado o seu Senhor. 9Durante três dias e meio, gente de todos os povos, tribos, línguas e nações contemplarão os seus cadáveres e não permitirão que sejam sepultados. 10Os habitantes da terra se alegrarão por causa deles e festejarão, enviando presentes uns aos outros, pois esses dois profetas haviam atormentado os que habitam na terra.
11Mas, depois dos três dias e meio, entrou neles um sopro de vida da parte de Deus, e eles ficaram em pé, e um grande terror tomou conta daqueles que os viram. 12Então eles ouviram uma forte voz dos céus, que lhes disse: “Subam para cá”. E eles subiram para os céus numa nuvem, enquanto os seus inimigos olhavam.
13Naquela mesma hora houve um forte terremoto, e um décimo da cidade ruiu. Sete mil pessoas foram mortas no terremoto; os sobreviventes ficaram aterrorizados e deram glória ao Deus dos céus.
14O segundo ai passou; o terceiro ai virá em breve.

AS DUAS TESTEMUNHAS 


- Como vimos nesta parte do capítulo 11, essas duas testemunhas vão cumprir um ministério muito especial. Elas receberão poderes semelhantes aos que Moisés e Elias receberam no passado e também profetizarão por muitos e muitos dias, causando um gigantesco incomodo nos ímpios. Quando o ministério delas chegar então ao fim, a Besta do Abismo as matará e isso irá alegrar fortemente a todos que odiavam de coração essas duas pessoas, como também o que elas faziam. Vemos então que no final as duas testemunhas receberão um sopro de vida da parte de Deus e serão chamadas aos céus, causando um choque enorme em todos que estavam assistindo e comemorando a morte delas.
 
- Simbolicamente falando, Moisés e Elias representam a Lei e os Profetas. Levando isto em conta, as pessoas estariam rejeitando a Lei de Deus e o Seu povo. 

- A meu ver, essa parte das duas testemunhas resume muito bem o que acontecerá no fim desta era: os ímpios rejeitarão a Deus, a Palavra e a Igreja Verdadeira. Eles ficarão felizes por um momento achando que o povo do Senhor foi finalmente derrotado (no caso esse período é A Grande Tribulação), mas para a surpresa deles os fiéis a Deus serão ressuscitados na frente deles e assim verão que é verdade tudo que está na Palavra. Irão ver também que a Igreja viverá por toda a eternidade ao lado do nosso Senhor Jesus Cristo e que eles receberão a morte eterna, caso não se arrependam de seus pecados. 

✔ ESTUDO SOBRE AS DUAS TESTEMUNHAS DO ESTILO ADORAÇÃO (SITE): 

- O site menciona que este tema é bastante discutido e gera muita curiosidade, principalmente sobre a identidade destas duas testemunhas. Muitas teorias surgiram sobre isso ao longo da História (e inclusive veremos algumas depois), onde algumas são parecidas umas com as outras, já outras nem tanto;

- Apesar de haver divergências de pensamento no meio cristão a respeito do assunto, isso não é um problema, pois a temática em questão não faz parte das doutrinas principais da fé cristã;

- É dito também no site em questão que é difícil "bater o martelo" sobre a identidade das duas testemunhas. A razão disso é porque ao lermos o texto nós não vemos diretamente quem são essas das pessoas de fato. Outro motivo é que há muito simbolismo nessa passagem, assim como em todo livro de Apocalipse;

- "Então não precisamos falar em interpretações corretas ou erradas sobre a identidade das duas testemunhas. Podemos simplesmente falar em interpretações coerentes e menos coerentes. Claro, a coerência deve ser determinada com base unicamente na Palavra de Deus. O que podemos fazer é identificar qual das interpretações sobre as duas testemunhas de Apocalipse parece se harmonizar melhor com o restante das Escrituras."

- Dito tudo isso, vamos agora (finalmente) para as diferentes interpretações: 

AS DUAS TESTEMUNHAS SÃO ENOQUE E ELIAS: essa interpretação é bem popular entre os cristãos e um dos motivos para isso é que tanto Enoque quanto Elias não experimentaram a morte aqui na Terra. O site fala que quem defende este pensamento afirma que eles dois foram guardados para esse momento em Apocalipse 11, sendo então a missão final deles. Com isso eles irão experimentarão a morte e depois disso ressuscitarão. 

AS DUAS TESTEMUNHAS SÃO MOISÉS E ELIAS: esse ponto de vista é bem semelhante ao anterior, só que nessa nós temos Moisés ao invés de Enoque. Uma das partes desse capítulo que colabora para tal interpretação é que é dito que as testemunhas poderão "transformar a água em sangue"(v. 6), assim como Moisés em seu ministério, e também terão "poder para fechar o céu" (v. 6), lembrando Elias, pois ele fez o mesmo quando estava aqui na Terra. Além dessas passagens, nós temos também em favor desse pensamento o fato que tanto Elias quanto Moisés estavam na transfiguração de Jesus em Mateus 17:3. Não o bastante, é dito em Malaquias 4:5-6 o seguinte: ⁵ "Vejam, eu lhes envio o profeta Elias antes da vinda do grande e terrível dia do Senhor. ⁶ Ele fará que o coração dos pais volte para seus filhos e o coração dos filhos volte para seus pais. Do contrário, eu virei e castigarei a terra com maldição." 

➯ AS DUAS TESTEMUNHAS SÃO CRISTÃOS DESCONHECIDOS: essa interpretação diz que as duas testemunhas não são personagens bíblicos conhecidos, mas sim dois profetas anônimos que terão um ministério muito importante na época da tribulação. Para quem crê nesse ponto de vista, essas duas pessoas atuarão "no espírito e no poder de Elias e Moisés, lembrando assim o ministério de João Batista que atuava "no espírito e no poder de Elias", como podemos ver em Lucas 1:17.

OUTRAS INTERPRETAÇÕES SOBRE AS DUAS TESTEMUNHAS: Há duas interpretações na teologia reformada que se destacam. Elas "se apegam ao estilo literário do livro do Apocalipse, considerando especialmente o amplo uso de simbolismo". São elas:

  • Primeira interpretação: defende que as duas testemunhas são referências simbólicas e que na verdade elas são o Antigo e o Novo Testamento. O autor do Apocalipse então estaria utilizando esse simbolismo "para se referir ao propósito central das Escrituras reveladas no Antigo e no Novo Testamento."
  • Segunda interpretação: ela diz que as duas testemunhas são um simbolo da Igreja de Cristo e que elas estariam representando  toda a Igreja militante ao longo da História no livro do Apocalipse. Essa interpretação é a mais aceita dentro da teologia reformada. 

➤ SOBRE O FATO DE SEREM DUAS TESTEMUNHAS

- Segundo o Estilo Adoração, há uma razão para serem duas testemunhas e não apenas uma, ou três ou mais. A resposta é que "naquela época, um processo só teria validade se fosse fundamentado no testemunho de pelo menos duas testemunhas". Vemos isso em Mateus 18:16 e em Hebreus 10:28. "Logo, a referência às duas testemunhas indica a credibilidade e a veracidade de suas palavras". 

- Vemos em Lucas 10:01 Jesus enviando Seus discípulos em duplas para realizarem tarefas missionárias. 

- A expressão "duas testemunhas" pode destacar/enfatizar a tarefa missionária da Igreja de Cristo Jesus. 

➤ SOBRE O FOGO QUE SAIU DA BOCA DAS DUAS TESTEMUNHAS: 

- Levando em conta o estilo literário do livro, não devemos interpretar esta parte de forma literal;

- "A Bíblia diz que o fogo do juízo e de condenação saiu da boca do profeta Jeremias para devorar os inimigos de Deus. Esse fogo era um símbolo da palavra pronunciada por Jeremias (Jeremias 5:14)."

"Portanto assim diz o Senhor, o Deus dos exércitos: 'Porquanto proferis tal palavra, eis que converterei em fogo as minhas palavras na tua boca, e este povo em lenha, de forma que o fogo o consumirá." (Jeremias 5:14)

- "No Apocalipse o mesmo princípio é utilizado é utilizado para se referir ao fato de que a Igreja, através de seus ofícios, anuncia os juízos de Deus e condena os ímpios com base na Palavra do Senhor. Essa condenação realmente resulta em destruição."

- Mateus 18:18: "Digo a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu."

➤ SOBRE O PODER SOBRENATURAL DAS DUAS TESTEMUNHAS: 

- Nós vemos nas Escrituras Deus dando poder e autoridade aos Seus filhos. Moisés, Elias, Pedro e Paulo são algumas  pessoass que são exemplos disso;

- "Vimos que as duas testemunhas possuem poder sobrenatural, semelhantemente aos ministérios de Moisés e Elias. Moisés recebeu autoridade para ferir a terra com pragas e tornar a água em sangue (Êxodo 7:20). Elias orou para que o céu fosse fechado de modo que não chovesse (1 Reis 17:1). Da mesma forma, a autoridade conferida à Igreja, através de seu ministério, expõe o mundo ímpio que rejeita a mensagem do Evangelho ao julgamento e condenação por parte de Deus."

- "O Senhor envia punição ao mundo iníquo em resposta às orações da Igreja (Apocalipse 8:3-5). Ele assegura que a Igreja verdadeira tem autoridade de trazer juízo, pelo ofício de levar o Evangelho genuíno diante do mundo (cf. Mateus 16:19; 18:18,19; João 20:21-23)."

➤ AS DUAS TESTEMUNHAS SÃO MÁRTIRES: 

"A palavra grega traduzida por testemunha é martyria, que também significa "mártir" e "proclamador". Esse termo sempre é empregado ao povo de Deus no livro do Apocalipse. O texto bíblico de Apocalipse 11 também informa que as testemunhas são derrotadas aos olhos dos homens. Elas morrem e seus corpos ficam expostos enquanto o mundo comemora. Já em Apocalipse 13, somos informados que a Besta faz guerra contra os santos e os vence. Porém, vemos que esse período de aparente derrota dura pouco (Mateus 24:22; Apocalipse 20:7-9). Assim entendemos que será o período onde a Igreja será duramente perseguida. Como uma instituição da forma como nos organizamos hoje, ela desaparecerá do mundo. Nesse período os cristãos nominais mostrarão sua falsa fé ao renunciarem o Evangelho, e os verdadeiros cristãos serão perseguidos, presos e até mortos."

- Assim como as duas testemunhas, a Igreja do Senhor aparentemente será derrotada, contudo, ela ressuscitará e será vitoriosa por toda a Eternidade ao lado do nosso Deus Todo Poderoso. 

➤ AS DUAS TESTEMUNHAS RESSUSCITAM

- Como vimos anteriormente, as duas testemunhas e todo o povo de Deus irão aparentar, durante um tempo, foram derrotados. Com isso os ímpios irão comemorar achando que de uma veez por todas o Evangelho não irá os incomodar mais. Mas depois disso acontecerá o que eles menos eperavam: as duas testemunhas/a Igreja ressuscitarão chocando a todos. 

- "A ressurreição das duas testemunhas simboliza de forma maravilhosa a Segunda Vinda de Cristo com o arrebatamento da Igreja aos céus. A Igreja que parecia derrotada, em meio a um mundo completamente aticristão, agora é levantada vitoriosa e  ascende ao céu numa nuvem de glória."

- Todos verão a Igreja sendo glorificada por Deus. Logo depois disso, os ímpios ficarão apavorados, pois um grande terremoto acontecerá, precedendo assim o momento do Juízo Final.

- "As testemunhas, antes perseguidas, finalmente serão glorificadas. Elas também receberão a tarefa de participarem do julgamento do mundo incrédulo (1Coríntios 6:2). Nesse exato momento o mundo estará maduro e pronto para o juízo final. Esse será o momento de acerto de contas. Esse será o momento anunciado em Apocalipse 11:14 como o terceiro ai." 

✔ O SIGNIFICADO DA MENSAGEM DAS DUAS TESTEMUNHAS: Tendo em vista que as duas testemunhas são representações da Igreja do Senhor, a mensagem se torna ainda mais especial. Isso porque ela se transforma em uma mensagem de esperança muito forte para os cristãos, especialmente para aqueles que são perseguidos. No tempo de João, os cristãos estavam sofrendo grandemente com as perseguições dos romanos e ao lerem esta passagem devem ter sentido grande conforto por parte de Deus em seu coração e na sua alma. Eles foram lembrados que embora pareça no momento que foram derrotados, a verdade é que eles são mais que vencedores em Cristo Jesus. A vitória pertence a Deus e a nós, Seus filhos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS SETE TROMBETAS (Introdução)

INTRODUÇÃO AS TROMBETAS E O VELHO TESTAMENTO :  Segundo o pastor, teólogo e arqueólogo Rodrigo Silva, as trombetas fazem parte das vitórias como também das batalhas nos tempos bíblicos. Além disso, elas são mencionadas 72 vezes no Antigo Testamento. Vejamos alguns exemplos:  Em Êxodo 29:16-19, em que na revelação do Sinai foi ouvido o som de trombeta.  Na Tomada de Jericó, onde nós vemos que com o som das trombetas os muros caíram. As Trombetas também aparecem outras vezes relacionadas à força, admiração e medo. - DIA DAS TROMBETAS : É uma das sete festas judaicas. No Antigo Testamento nós vemos que ela marca o início dos dez dias de arrependimento diante do Senhor. Rodrigo Silva fez um paralelo entre estes dias de consagração e com a então chamada "Grande Tribulação". Como falamos antes, essa festa judaica era para as pessoas se arrependerem dos seus pecados. Não seriam também os dias em que a Terra é engolida por guerras, fomes, epidemias, terremotos e doenças um tempo ...

Apocalipse 4

  O Trono no Céu 1 Depois dessas coisas olhei, e diante de mim estava uma porta aberta no céu. A voz que eu tinha ouvido no princípio, falando comigo como trombeta, disse: “Suba para cá, e mostrarei a você o que deve acontecer depois dessas coisas”. 2 Imediatamente me vi tomado pelo Espírito, e diante de mim estava um trono no céu e nele estava assentado alguém. 3 Aquele que estava assentado era de aspecto semelhante a jaspe e sardônio. Um arco-íris, parecendo uma esmeralda, circundava o trono, 4 ao redor do qual estavam outros vinte e quatro tronos, e assentados neles havia vinte e quatro anciãos. Eles estavam vestidos de branco e na cabeça tinham coroas de ouro. 5 Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante dele estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus. 6 E diante do trono havia algo parecido com um mar de vidro, claro como cristal. No centro, ao redor do trono, havia quatro seres viventes cobertos de olhos, tanto na frente como atrás. 7 O pr...

Tito 1

  Paulo era Apóstolo do Senhor para fé e conhecimento aos eleitos do nosso Pai Celestial; Fundação da fé e conhecimento: esperança da vida eterna; Nosso Deus nunca mente; Ele nos prometeu a vida eterna antes dos tempos eternos; Tito 1:5-15  A tarefa de Tito em Creta Para ser Bispo de Deus, o homem precisa ser exemplo , preenchendo assim os “requisitos” para isso; O que estava acontecendo em Creta é que muitos enganadores estavam enganando ao povo ensinando coisas erradas, apenas por ganância. Fazendo então que famílias inteiras fossem arruinadas. Alguém de Deus precisava dar um basta nisso e Paulo pediu então que Tito fizesse isso.   “Portanto, repreenda-os severamente, para que sejam sadios na fé e não deem atenção a lendas judaicas nem a mandamentos de homens que rejeitam a verdade.” Tito 1:13-14  Aparentemente aquela história de Lilith circulava desde os primórdios; Não podemos “dar palco” para  baboseiras; Até os profetas dos enganadores falavam quem eles er...