APOCALIPSE 11:3-15
AS DUAS TESTEMUNHAS
- O site menciona que este tema é bastante discutido e gera muita curiosidade, principalmente sobre a identidade destas duas testemunhas. Muitas teorias surgiram sobre isso ao longo da História (e inclusive veremos algumas depois), onde algumas são parecidas umas com as outras, já outras nem tanto;
- Apesar de haver divergências de pensamento no meio cristão a respeito do assunto, isso não é um problema, pois a temática em questão não faz parte das doutrinas principais da fé cristã;
- É dito também no site em questão que é difícil "bater o martelo" sobre a identidade das duas testemunhas. A razão disso é porque ao lermos o texto nós não vemos diretamente quem são essas das pessoas de fato. Outro motivo é que há muito simbolismo nessa passagem, assim como em todo livro de Apocalipse;
- "Então não precisamos falar em interpretações corretas ou erradas sobre a identidade das duas testemunhas. Podemos simplesmente falar em interpretações coerentes e menos coerentes. Claro, a coerência deve ser determinada com base unicamente na Palavra de Deus. O que podemos fazer é identificar qual das interpretações sobre as duas testemunhas de Apocalipse parece se harmonizar melhor com o restante das Escrituras."
- Dito tudo isso, vamos agora (finalmente) para as diferentes interpretações:
- Primeira interpretação: defende que as duas testemunhas são referências simbólicas e que na verdade elas são o Antigo e o Novo Testamento. O autor do Apocalipse então estaria utilizando esse simbolismo "para se referir ao propósito central das Escrituras reveladas no Antigo e no Novo Testamento."
- Segunda interpretação: ela diz que as duas testemunhas são um simbolo da Igreja de Cristo e que elas estariam representando toda a Igreja militante ao longo da História no livro do Apocalipse. Essa interpretação é a mais aceita dentro da teologia reformada.
- Segundo o Estilo Adoração, há uma razão para serem duas testemunhas e não apenas uma, ou três ou mais. A resposta é que "naquela época, um processo só teria validade se fosse fundamentado no testemunho de pelo menos duas testemunhas". Vemos isso em Mateus 18:16 e em Hebreus 10:28. "Logo, a referência às duas testemunhas indica a credibilidade e a veracidade de suas palavras".
- Vemos em Lucas 10:01 Jesus enviando Seus discípulos em duplas para realizarem tarefas missionárias.
- A expressão "duas testemunhas" pode destacar/enfatizar a tarefa missionária da Igreja de Cristo Jesus.
- Levando em conta o estilo literário do livro, não devemos interpretar esta parte de forma literal;
- "A Bíblia diz que o fogo do juízo e de condenação saiu da boca do profeta Jeremias para devorar os inimigos de Deus. Esse fogo era um símbolo da palavra pronunciada por Jeremias (Jeremias 5:14)."
- "Portanto assim diz o Senhor, o Deus dos exércitos: 'Porquanto proferis tal palavra, eis que converterei em fogo as minhas palavras na tua boca, e este povo em lenha, de forma que o fogo o consumirá." (Jeremias 5:14)
- "No Apocalipse o mesmo princípio é utilizado é utilizado para se referir ao fato de que a Igreja, através de seus ofícios, anuncia os juízos de Deus e condena os ímpios com base na Palavra do Senhor. Essa condenação realmente resulta em destruição."
- Mateus 18:18: "Digo a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu."
- Nós vemos nas Escrituras Deus dando poder e autoridade aos Seus filhos. Moisés, Elias, Pedro e Paulo são algumas pessoass que são exemplos disso;
- "Vimos que as duas testemunhas possuem poder sobrenatural, semelhantemente aos ministérios de Moisés e Elias. Moisés recebeu autoridade para ferir a terra com pragas e tornar a água em sangue (Êxodo 7:20). Elias orou para que o céu fosse fechado de modo que não chovesse (1 Reis 17:1). Da mesma forma, a autoridade conferida à Igreja, através de seu ministério, expõe o mundo ímpio que rejeita a mensagem do Evangelho ao julgamento e condenação por parte de Deus."
- "O Senhor envia punição ao mundo iníquo em resposta às orações da Igreja (Apocalipse 8:3-5). Ele assegura que a Igreja verdadeira tem autoridade de trazer juízo, pelo ofício de levar o Evangelho genuíno diante do mundo (cf. Mateus 16:19; 18:18,19; João 20:21-23)."
- "A palavra grega traduzida por testemunha é martyria, que também significa "mártir" e "proclamador". Esse termo sempre é empregado ao povo de Deus no livro do Apocalipse. O texto bíblico de Apocalipse 11 também informa que as testemunhas são derrotadas aos olhos dos homens. Elas morrem e seus corpos ficam expostos enquanto o mundo comemora. Já em Apocalipse 13, somos informados que a Besta faz guerra contra os santos e os vence. Porém, vemos que esse período de aparente derrota dura pouco (Mateus 24:22; Apocalipse 20:7-9). Assim entendemos que será o período onde a Igreja será duramente perseguida. Como uma instituição da forma como nos organizamos hoje, ela desaparecerá do mundo. Nesse período os cristãos nominais mostrarão sua falsa fé ao renunciarem o Evangelho, e os verdadeiros cristãos serão perseguidos, presos e até mortos."
- Assim como as duas testemunhas, a Igreja do Senhor aparentemente será derrotada, contudo, ela ressuscitará e será vitoriosa por toda a Eternidade ao lado do nosso Deus Todo Poderoso.
- Como vimos anteriormente, as duas testemunhas e todo o povo de Deus irão aparentar, durante um tempo, foram derrotados. Com isso os ímpios irão comemorar achando que de uma veez por todas o Evangelho não irá os incomodar mais. Mas depois disso acontecerá o que eles menos eperavam: as duas testemunhas/a Igreja ressuscitarão chocando a todos.
- "A ressurreição das duas testemunhas simboliza de forma maravilhosa a Segunda Vinda de Cristo com o arrebatamento da Igreja aos céus. A Igreja que parecia derrotada, em meio a um mundo completamente aticristão, agora é levantada vitoriosa e ascende ao céu numa nuvem de glória."
- Todos verão a Igreja sendo glorificada por Deus. Logo depois disso, os ímpios ficarão apavorados, pois um grande terremoto acontecerá, precedendo assim o momento do Juízo Final.
- "As testemunhas, antes perseguidas, finalmente serão glorificadas. Elas também receberão a tarefa de participarem do julgamento do mundo incrédulo (1Coríntios 6:2). Nesse exato momento o mundo estará maduro e pronto para o juízo final. Esse será o momento de acerto de contas. Esse será o momento anunciado em Apocalipse 11:14 como o terceiro ai."
Comentários
Postar um comentário