1 João 2
Quem é filho de Deus tem a Palavra em seu coração e com isso ele/ela tenta obedecê-la, por mais que falhe às vezes.
Quem anda na Luz ama o seu irmão em Cristo. Se não amamos, é hora de pedir perdão e sermos transformados.
Amarmos uns aos outros é Bíblico e muito sério.
Segundo o Biblioteca Bíblica:
“João como filhinhos, pais e jovens. Essas três categorias não são nem grupos etários nem de estágios espirituais. Parece que cada grupo faz referência a todos os leitores de João. Por exemplo: vistos como crianças pequenas, eles sabem que seus pecados estão perdoados. Vistos como pais, não só eles sabem que têm um relacionamento com Deus como também têm o conhecimento de Deus que vem de obedecer a Seus mandamentos. Vistos como jovens, eles são fortes. A repetição na tríade é para efeito enfático.”
Não se deve amar o mundo
“Mundo, aqui, é o sistema moralmente corrupto em oposição a tudo o que Deus é e preza. Nesse sentido, o mundo é o sistema satânico que se opõe ao Reino de Cristo na terra (1 Jo 2.16; 3.1; 4-4; 5.19; Jo 12.31; 15.18; Ef 6.11,12; T g 4.4).” Biblioteca Bíblica
Se a gente ama esse sistema das trevas, nós estamos nas trevas e não na Luz.
“O mundo e sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” 1 João 2:17
Advertência contra os anticristo
Estamos nos últimos tempos/última hora. Como o próprio João falou, muitos anticristos têm surgido. Esses anticristo são tudo/todos que negam que nega o Pai e o Filho.
Sobre o versículo 19: essa passagem é sobre aqueles que deixam o ensinamento apostólico e negam que Jesus é Deus e o Cristo. Eles não são cristãos de verdade, mesmo que afirmem que são. São anticristos. Precisamos ter cuidado com essas pessoas para não cairmos na armadilha do Diabo.
O Biblioteca Bíblica fala mais sobre os anticristos:
“São precursores do futuro anticristo, também conhecido como a besta do livro do Apocalipse (Ap 13.1-18), que tentará exaltar-se acima de Deus (Dn 9.27; 11.31; 12.11; Mt 24.15). Quando estivermos esperando pela volta de Jesus Cristo a qualquer momento, os falsos cristos começarão a aparecer em número cada vez maior (Mt 24.4,5,23-26).”
O Espírito Santo nos ensina sobre tudo o que precisamos saber. Nós sabemos a Verdade por causa dEle. O Biblioteca Bíblica diz que:
“Como só Deus sabe tudo, a expressão tudo tem limitações. Neste contexto, tudo é toda a verdade de que os cristãos precisavam para resistir aos anticristos (1 Jo 2.21). Uma das principais heresias que a Igreja do século 1 enfrentou foi o gnosticismo, cujos seguidores alegavam possuir conhecimentos secretos da verdade que levavam à salvação. Aqui, João estava opondo-se a esse ensinamento ao reafirmar que todos os cristãos conheciam a verdade. Como apóstolo, João estava simplesmente lembrando a eles aquilo que já sabiam, sem agir como fonte exclusiva da verdade.”
Comentários
Postar um comentário