1 João 3
Continuação: Os filhos de Deus
Quem crê em Jesus e O aceita como Senhor e Salvador se torna filho de Deus;
Filho adotivo = Filho escolhido. Nós fomos escolhidos por Deus.
A plenitude da vida eterna ainda não se manifestou. Ela irá quando morrermos ou quando Jesus voltar. Nossos corpos serão transformados e seremos semelhantes a Jesus. Veremos Jesus como Ele é.
Nós vamos ter um encontro com Jesus. É questão de tempo. Isto nos leva a querer viver em santidade, pois nosso Senhor é puro. Ele é Santo.
“Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.” 1 João 3:4
" Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado.” 1 João 3:5
Jesus Cristo é Santo e nEle não existe pecado algum! Além de não existir pecado nEle, Ele ainda tira o nosso pecado. Ele pagou o preço por todos eles no nosso lugar.
“Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu.” 1 João 3:6
Jesus nos libertou do pecado. Ele nos deu uma nova natureza ao crermos nEle e aceitarmos Ele como Senhor e Salvador. Viver uma vida santa é consequência da nossa fé em Deus. Se o cristão pecar, é acidental. Não faz parte da nossa natureza querer pecar deliberadamente, pois somos filhos de um Deus que é Santo.
Quem diz que ama a Deus, mas quer viver como bem entende, essa pessoa não conhece a Deus e nunca viu Ele.
“Jesus dizia a todos: ‘Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me’.” Lucas 9:23
O cristão pratica a justiça porque ele está em Cristo. As boas obras não salvam. As boas obras são consequências da salvação dada por Deus. Estas boas obras glorificam a Deus, diferentemente de uma pessoa que não é cristã, faz algo bom, mas ela não está glorificando a Deus, pois a motivação dela não está nEle.
Quem vive no pecado é do Diabo. Ela tem a vida entregue ao pecado.
"É impossível servir a dois senhores." Ou servimos a Deus ou ao Diabo.
Quem está separado do Bem, logo está no Mal.
Jesus venceu o Diabo e agora somos protegidos porque estamos em Cristo e vivemos em obediência.
O pecado abre uma brecha para o inimigo agir em nossas vidas. Não devemos dar brecha. Devemos andar em obediência a Deus. Nossa salvação não vem das nossas ações, mas elas nos protegem de dar espaço para o Diabo.
Semente: A Palavra de Deus ou o Espírito Santo. Ou os dois.
O Espírito Santo nos conduz ao arrependimento para que a gente confesse os nossos pecados diante de Deus. Ele nos convence do Pecado, da Justiça e do Juízo.
O Espírito Santo nos faz entender a Palavra e nos incomoda quando pecamos, porque Ele nos ama e não quer que vivamos nas trevas. Ele nos impulsiona a andarmos em santidade.
Não conhecemos as pessoas de maneira profunda. Só quem conhece o coração do homem é Deus. Logo, quem sabe mesmo mesmo quem é quem é Ele. Mas Deus pode sim nos contar quem é do Diabo ou não.
Observando os frutos e ações das pessoas nos dá uma ideia de quem é quem.
O Amor é uma das evidências mais fortes daqueles que estão em Cristo Jesus.
O AMOR FRATERNAL
Primeiro homicídio do mundo: O assassinato de Abel.
Caim já era mal. Abel não. Abel era de Deus.
O mundo não conhece ou entende a Deus. Logo, ele também não vai entender a gente.
"O Amor Ágape é ação." Agir de forma boa pelo outro, mesmo quando esse outro nos faz mal, é uma das formas de testificar que o Espírito Santo habita em nós.
Jesus deu a vida dEle por nós. Ele agiu. Ele nos amou.
Devemos agir. Devemos amar ao próximo. Se necessário for, dar até nossa vida pelo outro.
Ser obediente tranquiliza o nosso coração.
Nós podemos nos culpar, mas o perdão de Deus é maior que nossa culpa. Precisamos SABER que fomos perdoados e não SENTIR que assim fomos.
Quando a gente tem o coração alinhado com o de Deus, nós recebemos o que pedimos.
O amor é um mandamento. Ele evidencia a nossa salvação.
O Espírito testifica que somos salvos. Ele nos incomoda sobre o pecado e nos aproxima mais dEle. Ele nos capacita a obedecer a Deus.
Comentários
Postar um comentário