2 João
1.1 “à senhora eleita” pode ser no sentido literal, uma mulher de Deus, ou pode ser outra maneira de se referir à uma Igreja de Cristo (é a opção que mais faz sentido de acordo com o contexto, pois fala “não apenas eu os amo, mas também TODOS os que conhecem a Verdade).
A Palavra de Deus permanece na boa terra. Nós jamais deixaremos de ter a Verdade dentro de nós.
Jesus é a Verdade.
A paz DE Deus é a consequência da paz COM Deus. Antes de Jesus morrer por nós, nós éramos inimigos de Deus. Agora que nós temos paz com Deus, nós temos agora a paz que Deus nos dá (a que excede todo entendimento, a que é fruto do Espírito).
“Andar na Verdade é andar de acordo com os Mandamentos.”
“Amar a Deus sob todas as coisas;”
“Amar ao próximo como eu os amei.”
Tudo que Jesus e as cartas falam no imperativo, ou seja, em forma de ordem/comando, é mandamento.
Nós só temos como amar ao próximo, porque Deus nos amou primeiro e nos capacitou para amar o próximo.
A base do amor Bíblico não tem base no sentimento, e sim na ação.
Naquela época também existiam heresias circulando. Uma delas era o GNOSTICISMO, onde tinha pessoas que diziam ter um conhecimento superior de Deus e muitas vezes contrariavam os ensinamentos dos apóstolos. E a outra dizia que Jesus nunca teve um corpo humano. Que Ele é um ser divino que tomou posse do corpo de Jesus no batismo e deixou o corpo no momento da morte. O apóstolo João estava negando essas mentiras/heresias em suas cartas.
Devemos respeitar a todos, porém não é desrespeitoso não crer em outras doutrinas. Cristo é a Verdade e o que se opõe a Ele é a mentira. Temos evidências científicas e lógicas que comprovam isso.
É papel da Igreja combater a mentira, como podemos ver os apóstolos combatendo as mentiras nas cartas deles.
Pessoas deram a vida para preservar o texto Bíblico que nós temos hoje.
Não podemos abrir mão de caminhar com Cristo.
Devemos permanecer no ensinamento de Cristo. A Bíblia é clara a respeito de quem Jesus Cristo é.
Não receber em casa aqui significa: não deixar alguém que fala que Jesus Cristo não é Deus pregar na sua igreja. Nesta época a Igreja se reunia em casas. Saudar e deixar essas pessoas entrarem em casa, dava liberdade para os hereges pregarem CONTRA a Palavra. Contra Deus.
João queria ver os seus irmãos em Cristo pessoalmente.
Comentários
Postar um comentário