Apocalipse 10:1-11
O Anjo e o Livro
1Então vi outro anjo poderoso, que descia dos céus. Ele estava envolto numa nuvem, e havia um arco-íris acima de sua cabeça. Sua face era como o sol, e suas pernas eram como colunas de fogo. 2Ele segurava um livrinho, que estava aberto em sua mão. Colocou o pé direito sobre o mar e o pé esquerdo sobre a terra, 3e deu um alto brado, como o rugido de um leão. Quando ele bradou, os sete trovões falaram. 4Logo que os sete trovões falaram, eu estava prestes a escrever, mas ouvi uma voz dos céus, que disse: “Sele o que disseram os sete trovões, mas não o escreva”.5Então o anjo que eu tinha visto em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita para o céu 6e jurou por aquele que vive para todo o sempre, que criou os céus e tudo o que neles há, a terra e tudo o que nela há, e o mar e tudo o que nele há, dizendo: “Não haverá mais demora! 7Mas, nos dias em que o sétimo anjo estiver para tocar sua trombeta, vai cumprir-se o mistério de Deus, como ele o anunciou aos seus servos, os profetas”.
8Depois falou comigo mais uma vez a voz que eu tinha ouvido falar dos céus: “Vá, pegue o livro aberto que está na mão do anjo que se encontra em pé sobre o mar e sobre a terra”.
9Assim me aproximei do anjo e lhe pedi que me desse o livrinho. Ele me disse: “Pegue-o e coma-o! Ele será amargo em seu estômago, mas em sua boca será doce como mel”. 10Peguei o livrinho da mão do anjo e o comi. Ele me pareceu doce como mel em minha boca; mas, ao comê-lo, senti que o meu estômago ficou amargo. 11Então me foi dito: “É preciso que você profetize de novo acerca de muitos povos, nações, línguas e reis”.
O ANJO
Muitos acreditam que o anjo que lemos sobre neste capítulo é Jesus Cristo com o corpo glorificado. A razão disso é que este anjo é chamado de poderoso e vinha diretamente da presença do Pai. Mas não é só isso. As outras características dele é que, a meu ver, fazem todo sentido serem sobre o nosso Senhor. Vejamos:
- "Ele estava envolto numa nuvem…" v.1: no Salmo 104:3 nós vemos que as nuvens são os carros de Deus.
- "E havia um arco-íris acima de sua cabeça." v.1: o arco-íris faz parte do Trono de Deus no céu (Ezequiel 1:28).
- "... e deu um alto brando, como o rugido de um leão." v. 3: uma das formas que as pessoas chamam Jesus é de Leão de Judá. Em Apocalipse 5:5 é dito: "Então um dos anciãos me disse: 'Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos'."
- "Sua face era como o sol…" v.1: Quando Jesus se transfigurou na frente de Pedro, Tiago e João em Mateus 17:2, o rosto de Cristo nesta passagem também é comparado com o sol.
- Quando o anjo bradou, sete trovões falaram. No Salmo 18:13 nós podemos ver que "trovão" representa a voz de Deus. A mensagem transmitida pelos trovões a João foi selada, pois a voz que ele ouviu dos céus o disse para fazer isso, como também não escrever o que foi dito.
O LIVRINHO
- O anjo mencionado anteriormente tem um livro na mão. Este livro está aberto.
- Rodrigo Silva disse que o fato do livro estar aberto aqui quer dizer que a revelação que João está recebendo é limitada e sobre um tempo muito breve.
- Sobre a natureza desse livrinho:
- Muitos teólogos acreditam que ele é o livro selado mencionado no livro de Daniel e que será aberto para o entendimento de todos até o tempo de fim.
- Outros acreditam que é o mesmo livro de Apocalipse 5, porque ele aparece depois que os sete selos foram abertos por Cristo. A linha cronológica é: os sete selos, o interlúdio, as trombetas e posteriormente um livro aberto.
- No capítulo 5 ele é chamado por João de "livro" e neste capítulo 10 é chamado de "livrinho", porém isso não é um problema porque na escrita de João ele não é consistente no uso de substantivos. Por exemplo: no capítulo 20 João usa 2 termos para dizer o mesmo. Em um versículo ele usa "livro" e no outro "livrinho".
- Sobre o conteúdo do livrinho: Rodrigo Silva diz que podemos ver o conteúdo do testamento em Apocalipse 11:18, "quando aparece depois do enfurecimento das nações, que se seguirá, é claro, o milênio. Aí vem o galardão dado aos servos e aos profetas de Deus." Então, pelo que entendi, o livrinho é a herança de Jesus que Ele vai compartilhar conosco, Suas ovelhas.
SOBRE APOCALIPSE 10:4 e 10:5-7
- João dessa vez foi proibido de escrever o que ouviu quando os sete trovões falaram.
- O Apóstolo Paulo passou por uma situação semelhante, como podemos ver em 2 Coríntios 12:3-4: "E sei que esse homem — se no corpo ou fora do corpo, não sei, mas Deus o sabe — foi arrebatado ao paraíso e ouviu coisas indizíveis, coisas que ao homem não é permitido falar."
- Deus sabe qual é a hora certa para todas as coisas, inclusive, quando é o momento apropriado para receber certas revelações e qual não é. Não precisamos então ficar especulando que revelação foi essa que João recebeu.
- "Deus muitas vezes nos diz que podemos dizer certas coisas e também há outros momentos em que determinadas coisas não podem ser ditas ou mesmo compreendidas." Rodrigo Silva
- No versículo 7 nós vemos sobre o "mistério de Deus". Este mistério é a declaração de nossa herança por meio de Cristo Jesus. Paulo fala sobre isso em Colossenses 1:25-27 e em Efésios 3:3-6.
SOBRE APOCALIPSE 10:8-11
- O anjo disse para João pegar o livrinho e comê-lo. Além disso, falou que ele será doce na boca, mas amargo no estômago.
- Ezequiel também havia recebido uma ordem de Deus para comer um rolo e que ele encheria o estômago do profeta. Esta passagem está em Ezequiel 3.
- Tanto aqui em Apocalipse quanto em Ezequiel a ideia é a mesma: "O mensageiro de Deus deve assimilar a mensagem, deve digeri-la e levá-la a sua vida no sentido mais íntimo, de modo que a mensagem faça parte da sua própria humanidade." Rodrigo Silva
SOBRE A DOÇURA DO ROLO DO PAPIRO:
- Como podemos ver, essa ideia/comparação da Palavra do Senhor com coisas doces ou como doce para o paladar é comum também no Velho Testamento.
- Existe um costume pedagógico judeu que nos faz pensar ser a origem da ideia de comparar livros, palavras e letras a comida. A tradição antiga é a seguinte: "quando o menino estava aprendendo o alfabeto, ele o escrevia sobre um tablete de farinha e mel. O mestre então ensinava o menino o valor fonético de cada sinal e quando o menino era capaz de repetir os sons letra por letra sem errar nenhuma, ele poderia comer aquelas letras feitas de mel. Tornava-se assim o ensino mais agradável."
SEMELHANÇAS ENTRE EZEQUIEL 3 E APOCALIPSE 10:
- Os dois recebem o pedido de comerem o pergaminho;
- Em Ezequiel o livro em questão também é escrito dos dois lados;
- Ezequiel recebeu a ordem de comer o livro antes de pregar a mensagem. Isto corrobora a hipótese de que o livro em Apocalipse 10 envolve também um contexto de pregação de uma Mensagem;
- O livro também era doce na boca de Ezequiel;
- Em ambas as passagens, O Anjo não pediu para eles comerem o livro de forma literal. Eles estavam tendo uma visão, ou seja, não podiam fisicamente comer nada. "O anjo estava pedindo tanto a Ezequiel como também a João, que vivessem plenamente a mensagem que eles pregavam."
- Como vimos anteriormente, o sabor da mensagem de Deus é doce, mas na situação de João foi diferente. De fato, o livrinho foi doce na boca, contudo, foi amargo no estômago. Uma explicação para isso seria o desapontamento de João, que achava que tudo estava finalmente terminado, mas percebeu que ainda havia mais coisas para acontecer, como as bestas, o dragão vermelho e a fuga da mulher, além de que a história ainda estava distante do fim (na nossa visão como humanos). "Então nós temos uma promessa da volta de Cristo. Ela é doce, mas a demora dela é amarga ao coração, é desagradável."
SOBRE APOCALIPSE 10:11:
- O trabalho de João ainda não estava concluído. Ele precisava profetizar mais uma vez;
- O momento da visão em que João é chamado para profetizar é no interlúdio entre a sexta e a sétima trombeta;
- Sobre a mensagem que será pregada mundialmente, nós veremos mais a respeito dela em Apocalipse 14.
- "...haverá uma proclamação final da Mensagem de Deus. Aliás, Jesus também mencionou isso em Mateus 24:14 quando Ele falou que o Evangelho seria pregado em todo mundo, em todas as nações e então viria o fim. Em outras palavras: somente depois que A Mensagem for apresentada em uma escala mundial é que o fim virá."
- "A pregação no tempo do fim visa preparar pessoas para os últimos acontecimentos. Mas ela envolveria um desapontamento por causa da aparente demora de Cristo.
SOBRE O QUE O ANJO DISSE: "NÃO HAVERÁ MAIS DEMORA!" (APOCALIPSE 10:6)
- O que temos em grego é: "Não haverá mais TEMPO!"
- Essa cena do Anjo jurando lembra o que vemos em Daniel 12:7 que diz: "O homem vestido de linho, que estava acima das águas do rio, ergueu para o céu a mão direita e a mão esquerda, e eu o ouvi jurar por Aquele que vive para sempre, dizendo: 'Haverá um tempo, tempos e meio tempo. Quando o poder do povo santo for finalmente quebrado, todas essas se cumprirão.'"
- Em Daniel 12:7 nós vemos que haverá tempo. Já no capítulo que estamos estudando é o contrário, não haverá mais tempo.
- "Aqui podemos ver que esse juramento se refere a diferentes momentos da história da humanidade. A mensagem no Apocalipse está aberta, sem lacre. A mensagem de Daniel 12 deveria estar fechada e selada até o tempo do fim." Rodrigo Silva
Para entendermos melhor o que vimos anteriormente, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre as definições da palavra TEMPO:
↳ No grego nós temos duas palavras que são traduzidas para o português como "tempo". São elas: KAIRÓS e CHRONOS. Entre essas duas palavras existem algumas diferenças. Vejamos:
- KAIRÓS: tempo único, fixo como um momento, um dia ou uma estação.
- CHRONOS: é o que dá a raiz da palavra "cronômetro" e se refere a uma duração linear de tempo.
↳ Habacuque 2:3 diz: "Porque a visão ainda é para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espere-o, porque certamente virá, não tardará."
↳ "Talvez uma melhor compreensão do juramento do anjo no Apocalipse seria dizer que o espaço de tempo concedido acabou. O tempo de datas precisamente em sentido profético acabou. Os últimos eventos estão prestes a acontecer. Deus não tem mais profecia de tempo para o Seu povo."
Comentários
Postar um comentário